Record (Portugal)

MUITO MAIS DO QUE UM CLÁSSICO

- ALEXANDRE REIS

Sporting da Champions recebe dragões líderes da EHF, na ‘final’ da fase regular do campeonato

Mais que um clássico, o jogo de hoje (20h) em atraso da 18ª ronda no Pavilhão João Rocha é uma autêntica ‘final’ da fase regular do campeonato, entre o bicampeão Sporting e o FC Porto. As duas equipas, a atravessar­em uma época de ouro nas provas europeias, com os leões apurados para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e os dragões, líderes do Grupo C, a estarem praticamen­te qualificad­os para os quartos-de-final da Taça EHF, vão medir forças para ver quem pode ganhar alguma vantagem para o Grupo A da fase final, que engloba as seis primeiras equipas com metade dos pontos obtidos na fase regular.

Se o Sporting ganhar a FC Porto, Benfica e Arsenal – os três jogos que lhe faltam –, passará à segunda fase com 50% de 76 pontos (38), enquanto os dragões, a quem é atribuído o favoritism­o no outro jogo em falta com o Maia, ficarão com 74 na primeira fase e 37 para a fase final. Portanto, quase tudo empatado para as decisões, onde apenas o Benfica, já com três derrotas, está mais atrasado, mas que ainda poderá ter uma palavra a dizer, pois defrontará no sábado o Sporting na Luz. O FC Porto, que sempre venceu no Pavilhão João Rocha, pode ganhar vantagem se bater o Sporting e este perder com o Benfica. Neste caso e se tudo correr pela lógica, os dragões acabarão com 76 pontos, sendo atribuídos 38 para a fase final, enquanto os leões terminarão, em princípio, com 72 – 36 na fase final. Há também a hipótese de o FC Porto vencer o Sporting e o Benfica perder com os leões. Neste caso os dragões partirão também na frente para a fase final com 38 pontos, enquanto os verdes e brancos ficarão com 37. O Benfica, se ganhar ao Belenenses, equipa que precisa de um empate para chegar ao Grupo A, e ao Sporting, ficará com com 36 pontos na fase final e também com boas chances de poder lutar pelo título. A última hipótese é o Sporting ganhar ao rival da Invicta e perder com o Benfica, sendo que as- sim leões e dragões partirão para a fase final com os mesmo pontos (37), enquanto as águias ficarão com 36, naquele que será o cenário mais equilibrad­o entre os três grandes do andebol nacional.

Antevisão do clássico

O treinador do Sporting, Hugo Canela, está confiante: “Vamos defrontar uma equipa de altíssimo nível que nos vai obrigar a estar no nosso máximo. O objetivo é terminar esta primeira fase no primeiro lugar.” António Areia, ponta do FC Porto, também quer ganhar no João Rocha para manter a liderança no campeonato: “Vai ser um grande jogo entre duas excelentes equipas, mas tudo vamos fazer para alcançar a vitória.” *

 ??  ?? LIDERANÇA. Sporting e FC Porto estão em alta na Europa mas agora jogam pelo comando do campeonato
LIDERANÇA. Sporting e FC Porto estão em alta na Europa mas agora jogam pelo comando do campeonato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal