Record (Portugal)

UM DIA PARA APRENDER

- DIOGO JESUS Yamaha Ducati Kalex KTM Honda KTM Kalex Honda Kalex Honda

Miguel Oliveira termina treinos livres no Qatar com o 20.º tempo e admite que há muito a melhorar

Foi um dia complicado, sobretudo na parte final, mas ainda estou a tentar perceber onde posso melhorar na mota para ganhar manobrabil­idade à saída das curvas.” Foi desta forma que Miguel Oliveira comentou a sua estreia oficial nos treinos livres da classe-rainha de MotoGP, numa jornada em que o piloto português da KTM terminou na 20ª posição no circuito de Losail, no Qatar, palco da prova de abertura do Mundial que se realiza amanhã. O piloto de Almada, que tinha sido 18º na primeira das duas sessões do dia, terminou a jornada com o tempo de 1.55,635 minutos, a 2,225 segundos do mais rápido, o espanhol Marc Márquez (Honda): o atual campeão mundial pulverizou o recorde do circuito árabe, com o tempo de 1.53,380 minutos, destronand­o Johann Zarco. “Sabíamos que a segunda sessão iria ser importante e toda a gente estava a forçar uma volta rápida, mas não conseguimo­s tirar partido do pneu que tínhamos montado”, explicou o almadense.

O primeiro português de sempre a competir na elite do motociclis­mo mundial rodou 34 voltas, mas ainda está num processo de aprendizag­em. “Ainda estou a tentar perceber onde posso me- lhorar na mota para ganhar manobrabil­idade à saída das curvas. Parece que é o pormenor que nos atrasa mais”, observou Miguel Oliveira, que hoje voltará a entrar na pista para mais uma sessão de treinos livres (12h15) e para a qualificaç­ão (17h00): “Quero fazer uma boa terceira sessão de treinos livres e estar um pouco mais à frente na tabela de tempos.” O português ficou ainda à frente do seu companheir­o de equipa na Tech3, o malaio Hafizh Syahrin, que foi apenas 22º.

“AINDA ESTOU A TENTAR PERCEBER ONDE POSSO MELHORAR NA MOTA PARA GANHAR TEMPO”, ANALISOU

Condições imprevisív­eis

Questionad­o sobre o pedido de antecipaçã­o do horário da corrida de amanhã para as 16h00, por motivos de segurança, Miguel Oliveira mostrou-se favorável. “Cada dia aqui no Qatar é diferente e por isso torna complicado tomar uma decisão. Hoje, por exemplo, tivemos condições perfeitas. Talvez seja possível antecipar meia hora e não uma hora. Vamos aguardar a decisão”, explicou o português. GP QATAR

1.º M. Márquez (ESP) 2.º M. Viñales (ESP) 3.º Jack Miller (AUS) 20.º M. Oliveira (POR)

1.º L. Baldarssar­ri (ITA) 2.º M. Schrotter (ALE) 3.º R. Gardner (AUS)

1.º A. Canet (ESP) 2.º R. Fenati (ITA) 3.º N. Antonelli (ITA)

 ??  ?? ELITE. Miguel Oliveira ficou à frente do seu colega de equipa Hafizh Syahrin
ELITE. Miguel Oliveira ficou à frente do seu colega de equipa Hafizh Syahrin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal