Record (Portugal)

MIGUEL OLIVEIRA ATACA OS PONTOS NO QATAR

- JOSÉ MORGADO

Português vai partir do 17.º posto para o seu primeiro Grande Prémio na classe rainha

Miguel Oliveira vai arrancar hoje do 17º lugar da grelha para o Grande Prémio do Qatar, o primeiro da história do motociclis­mo português... em MotoGP. Ontem, num intenso dia de qualificaç­ão, o piloto de Almada, de 24 anos, começou por ser relegado para a qualificaç­ão 1 (na qualificaç­ão 2 entram apenas os 10 melhores pilotos das três primeiras sessões de tempos livres), onde terminou com o sétimo melhor tempo – 1.55,122 minutos – a mais de 1,5 segundos do espanhol Maverick Viñales, que fechou o dia com a pole position. Em condições difíceis – com muito vento e frio – Oliveira melhorou bastante face ao dia anterior e fez o seu melhor tempo da qualificaç­ão logo na sua primeira volta, quando a pista ainda estava menos povoada. Depois, foi tentando melhorar, mas sempre sem grande sucesso.

Oliveira acabou a qualificaç­ão como o segundo melhor piloto da KTM, batendo não só o seu companheir­o de equipa da Tech3, Hafizh Syahrin (22º), como a KTM oficial do francês Johann Zarco (21º), que caiu duas vezes e mostrou muitas dificuldad­es para se manter competitiv­o. Só a moto oficial de Pol Espargaro, o outro piloto de fábrica da equipa aus- tríaca, foi mais veloz do que o português, fechando no 16º posto, quase quatro décimas mais rápido do que o Falcão da Charneca. Lá na frente... mais do mesmo: Maverick Viñales (Yamaha), Andrea Dovizioso (Ducati) e Marc Márquez (Honda), porventura os três maiores candidatos ao título mundial, compõem a primeira linha, confirmand­o que as três principais marcas do Mundial estão prontas para discuti-lo.

“ESTOU NUMA BOA POSIÇÃO PARA LUTAR PELO MEU OBJETIVO: OS PONTOS”, ASSEGUROU OLIVEIRA

Miguel queria mais

No final da sessão de qualificaç­ão, Oliveira estava confiante para a corrida de hoje, ainda que tenha admitido que gostava de ter feito um pouco melhor. “Pensava que conseguiri­a fazer uma volta rápida melhor na qualificaç­ão. Não sei se a posição seria melhor, mas o tempo podia ter sido. No final, houve alguma confusão, na última saída para a pista. Tinha muitos pilotos à frente e não consegui puxar para fazer uma volta mais rápida. Estou um pouco desapontad­o com isso, mas feliz pela 6ª linha da grelha. É uma boa posição para lutar por aquele que é o meu objetivo: os pontos!”, esclareceu o piloto de Almada. Miguel sairá do meio da 6ª fila da grelha, precisamen­te atrás... de Valentino Rossi, que ao ser 14º partirá do meio da 5ª fila. *

 ??  ?? ESTREIA. Oliveira vive hoje um dia muito especial
ESTREIA. Oliveira vive hoje um dia muito especial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal