Record (Portugal)

“LAGE TEM UMA IDEIA DE JOGO”

-

défice que tem em relação ao futebol levou-o a fazer muitas asneiras. Disse abertament­e que era contra a troca do Jorge Jesus pelo Rui Vitória – até acabei com o Red Pass, mas agora já o tenho novamente. Foi uma escolha desastrosa. Comtoda a simpatia que se possa ter por ele, não é treinador para o Benfica. Não é moderno, não tem uma ideia de jogo, as conferênci­as de imprensa dele eram patéticas, só lugares comuns. Ganhou dois campeonato­s, mas o primeiro porque o Sporting acabou por unir os benfiquist­as à volta de Rui Vitória e o segundo porque o FC Porto deu muitas abébias. Foi campeão porque deixou a equipa jogar como os jogadores estavam habituados. Com todo o respeito por ele como pessoa, não era o treinador certo para o Benfica.

Defende muito o Jorge Jesus, mas ele não apostavano­s jovens... APV – Há o mito dos jovens da formação. Não há nenhum treinador responsáve­l e sério que diga que os miúdos devem ser logo lançados na equipa principal. É preferível emprestar a um clube no qual possam errar. No Benfica não podem. Além dos aspetos psicológic­os, humanos e culturais, hoje em dia o Benfica trabalha tudo muito bem, mas não se pode fazer uma equipa só com miúdos. Uma vez, um treinador disse-me: não se coloca um Ferrari nas mãos de um puto que acabou de tirar a carta. Agora, o caso do João Félix é diferente, é como um Maradona ou o Ronaldo e por isso foi lançado tão cedo. Infelizmen­te, foi preciso esperar pelo Bruno Lage para vermos este João Félix.

E chegamos ao Bruno Lage... APV – Já tinha boas referência­s sobre ele. O meu neto Guilherme, benfiquist­a doente, tem 20 anos e é treinador-jogador, na 1ª Divisão distrital de Lisboa. Ele disse-me logo que o Bruno Lage era um treinador fora de série. Lage teve a inteligênc­ia de alterar logo o sistema, a

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal