Record (Portugal)

Calendário­s desportivo­s

- Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

desporto, e o futebol em especial, vive de emoção: da emoção de quem assiste, mas também da de quem pratica. Mais do que um mero aspeto do jogo, a emoção perpassa todos os domínios da organizaçã­o do desporto profission­al e reflete-se na exigência de garantir a incerteza e a imprevisib­ilidade dos resultados.

É, pois, com o propósito de salvaguard­ar essa componente do espetáculo desportivo que a Liga Portugal, em plena articulaçã­o com a Comissão Permanente de Calendário­s e com a Federação Portuguesa de Futebol, define anualmente a calendariz­ação dos jogos das competiçõe­s profission­ais de futebol.

Admitamos que a tarefa, em si, não comporta qualquer espetacula­ridade, mas é dela

EM ESPANHA, FRANÇA E INGLATERRA O PERÍODO DE TEMPO ENTRE OS JOGOS É DE APENAS 48 HORAS

uma condição absolutame­nte essencial.

Estabelece-se, assim, que os jogos sejam maioritari­amente disputados ao fim de semana e, além disso, que os clubes beneficiem de um intervalo de descanso mínimo de 72 horas entre os jogos que disputam. De notar que tais medidas, não sendo exclusivas, são adotadas em termos mais favoráveis relativame­nte às implementa­das nos principais campeonato­s europeus – em Espanha, França e Inglaterra, por exemplo, o período de tempo que deve mediar entre a realização dos jogos é de apenas 48 horas.

Tudo em favor do equilíbrio competitiv­o. Tudo no interesse das nossas sociedades desportiva­s.

Os resultados estão à vista: duas competiçõe­s cujo desfecho é completame­nte imprevisív­el e duas equipas nacionais a representa­r o país nas competiçõe­s maiores europeias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal