Record (Portugal)

“Assumo o favoritism­o”

RONALDO LEVA AO REGRESSO DO 4X4X2 COM ANDRÉ SILVA FERNANDO SANTOS AMBICIOSO NA DEFESA DO TÍTULO EUROPEU PEPE E A RIVALIDADE COM JOÃO FÉLIX “Eu defendo o meu clube e ele o dele”

- PEDRO GONÇALO PINTO

ESTÁ DE VOLTA O 4X4X2

adeus nos oitavos-de-final do Mundial deixou uma marca na Seleção Nacional. Foi frente ao Uruguai (1-2) que se deu a ‘despedida’ temporária de Cristiano Ronaldo, algo que coincidiu com uma mudança tática de Fernando Santos. O 4x4x2 que levou a equipa das quinas ao título europeu deu lugar a um 4x3x3 que também não era estranho e Portugal não perdeu um único jogo, mas agora, com CR7 de volta, a fórmula de maior sucesso vai voltar ao ADN dos campeões europeus para o duelo com a Ucrânia.

É que basta olhar para os números para entender como esse mesmo 4x4x2 tem sido sinónimo de muita felicidade para a equipa das quinas. Record analisou as equipas titulares desde a conquista do Euro’2016, e a verdade é que Portugal jogou 21 vezes com esse esquema, somando 16 vitórias, quatro empates e uma derrota. Esse único desaire foi mesmo frente ao Uruguai em Sochi, pelo que está na altura de fazer as pazes. É esse o modelo em que os homens de Fernando Santos têm mostrado pontaria mais afinada, com 51 golos marcados, face a apenas 21 em 13 encontros com o 4x3x3 (ver infografia). Ainda assim, o próprio engenheiro já explicou que o 4x4x2 é híbrido e pode transforma­r-se em 4x3x3, algo que dá força a um meiocampo formado por Rúben Neves, William, Bernardo Silva e Pizzi, estes dois últimos como ‘ex- tremos’ que podem ajudar a dar força ao coração do meio-campo, ao mesmo tempo que abrem espaço para Cancelo e Guerreiro. Quer isso dizer que Ronaldo voltará a fazer companhia a André Silva, avançado que, desde o Mundial, jogou sempre sozinho como referência no ataque das quinas. E se Portugal somou três vitórias e três empates no pósRússia – com o apuramento para a final four da Liga das Nações pelo caminho –, também é verdade que o campeão da Europa venceu menos de metade dos encontros em 4x3x3: cinco triunfos, seis empates e duas derrotas. A única experiênci­a em 4x2x3x1 foi mal sucedida, com o desaire sofrido no teste com a Holanda (0-3).

CRISTIANO RONALDO REEDITA DUPLA COM ANDRÉ SILVA E RECUPERA ESTRATÉGIA QUE ‘CAIU’ DEPOIS DO MUNDIAL

André e os estreantes

As alternativ­as naturais a André Silva no ataque da equipa das quinas acabam por se ‘resumir’ aos três estreantes: Diogo Jota, Dyego Sousa e João Félix. É que Gonçalo Guedes voltou a não treinar por estar com febre e pode mesmo ser preterido por Fernando Santos para o jogo com a Ucrânia. *

 ??  ??
 ??  ?? CAPITÃO. CR7 está disponível e regressa diretament­e para o onze
CAPITÃO. CR7 está disponível e regressa diretament­e para o onze

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal