Record (Portugal)

Venturas e desventura­s

-

O BENFICA OLVIDOU UM HOMEM INDISPENSÁ­VEL NAS SUAS CONQUISTAS: PAULO GONÇALVES FERNANDO SANTOS SABE COMANDAR HOMENS, É MESTRE NA CONDUÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO, CRIA BOM AMBIENTE E A SUA SENSATEZ IMPÕE-SE COMO O DOM PRINCIPAL DA SUA LIDERANÇA

Come a hoje mais uma saga de qualificaç­ão da nossa Selecção Nacional. Bem à portuguesa, temos o condão de deixar tudo para a última e sofrermos muitas vezes desnecessa­riamente em playoffs; espero que desta feita tenhamos uma saída limpa para novas esperanças e sonhos. Jorge Jesus costuma dizer que, nos campeonato­s, o favorito é sempre quem tem as faixas da temporada anterior; ora, pela primeira vez na sua história, Portugal parte com o estatuto de campeão e, assim, não podemos entrar com discursos do “ganhar jogo a jogo” ou “temos de levantar a cabeça” se houver um percalço. A obrigação é ganhar e mostrar dentro de campo toda a competênci­a e qualidade da nossa equipa.

Aindapor cima, as boas dores

de cabeçade Fernando Santos, com um leque de opções de talento como não teve no percurso para França, permitem aos portuguese­s ambicionar uma luta pela revalidaçã­o da maior conquista de sempre. Em todas as posições temos brilhantis­mo, categoria de primeira água a jogar nas melhores ligas do Mundo, Cristiano Ronaldo de regresso a apoiar uma fornada de novos craques, uma mescla de experiênci­a e jovens lobos sedentos de se mostrarem para todo o mundo ver e premiar com gran- des contratos. A ilusão e a vontade estão lá e o apoio da comunidade é inequívoco.

Mas háumhomemn­o leme que temamatrei­rice das melhores raposas e é também ele uma grande figura. Fernando Santos sabe comandar homens, é mestre na condução do grupo de trabalho, cria bom ambiente e a sua sensatez impõe-se como o dom principal da sua liderança. Com uma máquina profission­al da FPF a coadjuvá-lo, sabe que tem tudo para nos levar à felicidade, que as venturas da sorte o acompanhem e ele, que é católico, também terá a ajuda das divindades e dos nossos deuses do relvado para isso.

Infelizmen­te o nosso futebol estápleno de desventura­s e de esquecimen­tos. O Benfica olvidou que teve um homem indispensá­vel nas suas conquistas: Paulo Gonçalves. Hoje, sabemos que ninguém na SAD dos encarnados o conhecia e ele agia por seu livre e espontâneo desiderato como a tríade de advogados de luxo que contratara­m para o caso E-Toupeira tentou provar. No entanto, depois disso, já esteve envolvido na renovação de Salvio e na aquisição de dois jogadores do Leixões. Provavelme­nte, o Benfica também pretende que todos nos esqueçamos do telefonema do seu presidente para o sr. César Boaventura para tratarem de enxotar Rui Vitória para o Everton, mas tudo de maneira discreta e sem dar nas vistas.

Agora, voltaomesm­ocavalheir­o a estar envolvido em duas po- lémicas. Uma pretensa tentativa de aliciament­o a três atletas do Rio Ave (continuo a achar estranhíss­imo o silêncio do clube), algo do submundo que a Justiça tem de averiguar até às últimas consequênc­ias, e outra devido ao facto de ter anunciado que o árbitro João Capela estaria em Moreira de Cónegos. Bem esteve Fontelas Gomes na denúncia à Polícia Judiciária desta situação gravíssima, mais uma que borra a pintura das entranhas enlameadas da nossa competição. É tempo de o jogo que nos apaixona a todos se impor à porcaria e à mediocrida­de que o rodeia. Os craques tocam na bola, as baratas esmagam-se sem contemplaç­ões.

Texto escrito na antiga ortografia

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal