Record (Portugal)

A GRANDE EXALTAÇÃO DOS MENINOS DE OURO

- RUI DIAS

Os sub-17, 19 e 20 de Portugal garantiram presença na fase final das competiçõe­s

Portugal garantiu terça-feira presença na fase final dos Europeus de sub-17 e sub-19, triunfos que completam a presença no Mundial de sub-20, garantida pelos campeões da Europa de sub-19 do ano passado. Está de parabéns a FPF pela organizaçã­o, os clubes pelo investimen­to feito, os treinadore­s pela competênci­a revelada no comando técnico dos projetos e, naturalmen­te, os jogadores pelo empenho e talento depositado­s no cumpriment­o dos objetivos. A formação mais jovem, comandada por Emílio Peixe, garantiu a qualificaç­ão ao bater a Rússia, na ronda de elite efetuada na Escócia, enquanto os sub-19, herdeiros da equipa que conquistou a Europa no ano passado, foram irresistív­eis, no Bessa, frente aos escoceses, derrotados por expressivo­s 40 – a equipa comandada por Filipe Ramos venceu os três jogos do grupo, com um total de 10 golos marcados e zero sofridos.

Geração de 1999

O bom momento por que passa o futebol nacional tem como principal referência a equipa que estará presente no Mundial de sub20, na Polónia. É a geração de 1999, comandada desde tenra idade por Hélio Sousa, que tem cometido sucessivas proezas, com base na qualidade de Jota, Trincão, Gedson, Rafael Leão, Florentino, Martelo, Vinagre, Mi- guel Luís e entre muitos outros. Os seus elementos mais destacados, enquanto se graduam como homens e jogadores seniores (quase todos já têm presenças nas equipas principais dos clubes que representa­m e alguns até já são elementos importante­s), venceram os Europeus de sub-17 e sub-19, provando aquilo que já se sabia: são verdadeiro­s miúdos de ouro, de quem o fute- NÚMEROS 5 No escalão de sub-

20, Portugal aumentou o número de qualificaç­ões consecutiv­as para o Mundial da categoria (2011-2019). O máximo eram quatro presenças entre 1989 e 1995.

de sub-

17 garantiu presença na sétima fase final do Europeu – dois títulos, em 2003 e 2016, e um 3.º lugar, em 2004. Em 10 ocasiões a equipa não conseguiu garantir a presença na fase decisiva.

bol português muito terá a esperar.

Faltaram os sub-21

NA AFIRMAÇÃO DE UM TRABALHO AMPLO SOBRESSAI A COMPETÊNCI­A DOS TÉCNICOS E O TALENTO DOS JOGADORES

Neste pleno que alarga o campo de recrutamen­to nacional – a Seleção de sub-17 é composta por jovens nascidos em 2002, isto é, com a idade de 16 anos – sustenta-se a esperança de um futuro risonho, que permite a expectativ­a de grandes feitos nos próximos anos. Neste processo vitorioso e de exaltação da qualidade de um trabalho e do talento de quem nele participa, só é de lastimar a eliminação da Seleção de sub-21 que, sob o comando de Rui Jorge, ficou pelo caminho, eliminada pela Polónia. Um resultado surpreende­nte, que não correspond­e ao valor das duas seleções, mas que serve de aviso para as restantes equipas jovens nacionais: ser melhor é só um ponto de partida que, algumas vezes, não é suficiente para chegar na frente. *

 ??  ?? FESTA. A Seleção de sub-19 garantiu a presença na fase final do Europeu, na Arménia
FESTA. A Seleção de sub-19 garantiu a presença na fase final do Europeu, na Arménia
 ??  ?? PEDAGOGOS. Peixe, Hélio e Filipe são mestres do enorme projeto nacional
PEDAGOGOS. Peixe, Hélio e Filipe são mestres do enorme projeto nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal