Record (Portugal)

LONGA LUTA POR TSITSIPAS

- JOSÉ MORGADO ESTÁ NOS ‘QUARTOS’

Diretor do Estoril Open admite que pagou “valor astronómic­o” pelo grego, que vai entrar no top 8

Há 11 meses, João Sousa fez história ao tornar-se o primeiro português de sempre a ganhar o Millennium Estoril Open, fazendo com que seja muito difícil superar a memorável edição de 2018, mas ontem, na apresentaç­ão do evento deste ano à imprensa, o torneio mostrou argumentos para poder voltar a marcar a agenda desportiva do país. A prova apresenta o seu melhor quadro de sempre, com dois top 10, quatro top 20 e seis top 30, números que deixam João Zilhão, diretor do torneio, naturalmen­te orgulhoso. “Vamos ter dois tenistas do top 8 mundial [Kevin Anderson e Stefanos Tsitsipas], o que é muito bom. E depois outros dois do top 20. Grandes artistas, grandes jogadores, sem esquecer que temos os primeiros três do ranking NextGen, futuros campeões”, sublinhou, em alusão a Tsitsipas, Alex de Minaur e Frances Tiafoe. Zilhão admite esforço financeiro e confessa não ter chance de trazer Federer ou Nadal. “Fizemos um esforço para trazer os melhores jogadores possíveis. Este ano conseguimo­s trazer nomes que eu não estava à espera. Mas não temos dinheiro para o Federer, para o Nadal ou para o Djokovic.”

O diretor do Estoril Open admitiu dificuldad­es para negociar… Tsitsipas, o mais difícil de fazer voltar. “Precisei de seis meses de negociação para trazer o Tsitsipas com o preço dele sempre a subir em flecha. Comecei as negociaçõe­s logo após o Estoril Open de 2018 e depois ele foi ganhando, ganhando, ganhando. Ganhou a quatro top 10 em agosto e o preço duplicou, depois ganhou Estocolmo e as NextGen Finals. O agente não me estava a dar a confirmaçã­o e quando o fechei já foi por um valor astronómic­o. Era uma aposta nossa.”

A ORGANIZAÇíO CONFIRMOU A ATRIBUIÇÃO DO PRIMEIRO WILD CARD A PEDRO SOUSA, TAL COMO RECORD ADIANTOU

Pedro Sousa e ex-top 10

Zilhão confirmou ainda Pedro Sousa como o primeiro wild card, tal como Record havia avançado na véspera. Mas vêm aí mais convites. “Temos três pedidos de nomes sonantes, mas já só temos dois convites e a gestão é difícil. Os agentes pedem respostas rápidas mas não queremos dar. Mas penso que conseguire­mos valorizar ainda mais o quadro.” * JORNAL OFICIAL

 ??  ?? PRONTO. João Zilhão espera mais uma edição de sucesso
PRONTO. João Zilhão espera mais uma edição de sucesso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal