Record (Portugal)

LEOAS GANHAM DÉRBI POR MOÇAMBIQUE

- PEDRO FILIPE PINTO

No primero duelo no feminino, o importante era angariar fundos, mas águias e leoas brilharam

Quando um país inteiro se junta para apoiar um irmão, as cores não interessam. Benfica e Sporting deram as mãos para ajudar Moçambique e, com o espetáculo que proporcion­aram ontem, águias e leoas conseguira­m provar que o futebol feminino português está bem, mostrar que o campeonato será ainda mais competitiv­o e, principalm­ente, angariar receitas para ajudar quem mais precisa.

Por ser um jogo solidário, muito se disse que o resultado era o que festa das leoas quando Joana Marchão marcou o golo da vitória mostrou a importânci­a desta partida para todos os envolvidos. A primeira parte não teve golos, mas não foi por falta de tentativas. A estrela mais brilhante dos primeiros 45 minutos foi Patrícia Morais, que, com várias grandes defesas – parada monumental para evitar o golo de Sílvia Rebelo, aos 22’ -, travou o Benfica, que foi a equipa mais perigosa. Se de um lado estava uma leoa a defender que se fartava, do outro foram os ferros a evitar o pior. No mesmo lance, Ana Capeta, ao poste, e Fátima Pinto, à barra, ficaram a pensar como não marcaram. Sílvia Domingos apitou para o intervalo com o Sporting por cima. As duas equipas voltaram cheias de vontade, mas foi, novamente, o Benfica a assumir o jogo. Teve oportunida­des para chegar à vantagem, mas a pontaria e, principalm­ente, os postes não estavam a deixar. Com as encarnadas a desperdiça­r, aproveitar­am as verdes e brancas. Com mais frescura, o Sporting tentou um último ‘forcing’ e a defesa do Benfica acabou por ceder. Tayla derrubou Tatiana Pinto dentro da área e Joana Marchão não vacilou, dando a vitória à equipa de Nuno Cristóvão.

Recorde de assistênci­a

Não poderia haver melhor dia para bater o recorde de assistênci­a de um jogo de futebol feminino em Portugal. Estiveram no Restelo a apoiar (as suas equipas e Moçambique) 15.204 pessoas, batendo o antigo registo de 12.213 espectador­es, na final da Taça de Portugal de 2017, entre Sporting e Sp. Braga. *

 ??  ??
 ??  ?? UNIÃO. Ana Borges e Darlene espelham o espírito do dia
UNIÃO. Ana Borges e Darlene espelham o espírito do dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal