Record (Portugal)

TAARABT ATÉ AO FIM

- ALEXANDRE MOITA E FILIPE PEDRAS

VAI CONTINUAR A SER APOSTA Na 4.ª época, eis a estreia. Demorou, mas não só convenceu Lage, como a SAD encarnada

Desde o dia da assinatura do contrato com o Benfica até à estreia de Adel Taarabt com a camisola da equipa principal passaram 1387 dias. O médio marroquino foi um dos reforços mais sonantes em 2015/16, a primeira temporada de Rui Vitória no comando técnico das águias, mas a verdade é que nunca teve uma oportunida­de de mostrar o seu talento. E, na verdade, não se pode dizer que tenha feito por isso. Da falta de empenho nos treinos, ao excesso de peso e às consideraç­ões sobre o ordenado e as escolhas do treinador, houve de tudo um pouco... O jogo com o Tondela marca definitiva­mente uma viragem na carreira de Taarabt no Benfica, tanto que a ideia da SAD dos encarnados passa pela sua permanênci­a até final da época, partindo do pressupost­o de que a atitude do futebolist­a não se altera. O objetivo é extrair algum retorno desportivo e recolocar o marroquino no mapa do mercado, quando este entra no seu último ano de contrato.

As razões que estão por detrás da mudança de paradigma já têm sido elencadas por Lage e, no fundo, estão alicerçada­s na mudança de postura do médio-ofensivo. É fácil balizar a reviravolt­a na carreira do jogador, porque foi no Génova, em 2017/18, que Taarabt decidiu dar um novo rumo à carreira (ver peça na página ao lado). O marroquino, de 29 anos, convenceu-se de que era possível mudar e mudou mesmo, ao ponto de alterar a perceção dos responsáve­is do Benfica sobre o seu futuro. Convém não esquecer que Luís Filipe Vieira prometeu que o futebolist­a não iria vestir mais a camisola do clube, depois de uma entrevista INCENTIVO em que o jogador não só questionou as escolhas de Vitória, como, em tom mais irónico, falou da incompatib­ilidade entre o seu ordenado (2,3 M€ anuais) e o estatuto no plantel.

Lage comprovou mudança

O treinador dos encarnados trabalhou Taarabt na equipa B e comprovou a mudança de atitude do jogador. Quando chegou à formação principal do Benfica, não hesitou em chamar o marroquino aos trabalhos da equipa. Primeiro, de forma mais esporádica; mas depois, sim, em definitivo. E porquê? Porque de há dois anos para cá, Taarabt está, além de um jogador diferente, um homem novo. A atitude nos treinos e nos jogos da equipa B, que Lage presenciou, foram importante­s para moldar a ideia do técnico que, por sua vez, persuadiu Vieira a dar uma segunda oportunida­de ao jogador. Como é óbvio, a subida à equipa principal teve efeitos na própria gestão de plantel. Com o Tondela, Krovinovic nem sequer foi convocado e Gedson não saiu do banco, enquanto Florentino (também pode fazer a posição 8) foi rodar nos ‘bês’. Taarabt ganha espaço. *

 ??  ?? ESTREIA. Taarabt entrou aos 69 minutos do jogo com o Tondela e ajudou a equipa a alcançar três pontos cruciais
ESTREIA. Taarabt entrou aos 69 minutos do jogo com o Tondela e ajudou a equipa a alcançar três pontos cruciais
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal