Record (Portugal)

MIGUEL OLIVEIRA FAZ 5 PONTOS

Miguel Oliveira, em 11.º no GP Argentina, soma pela primeira vez. Márquez... arrasou

- JOSÉ MORGADO

Três semanas depois de cumprir o sonho de se estrear em MotoGP, Miguel Oliveira, de 24 anos, ‘riscou’ ontem da sua lista de feitos por alcançar mais outro muito relevante: pela primeira vez pontuou no Mundial de MotoGP.

O piloto de Almada terminou o Grande Prémio da Argentina em 11º lugar depois de fazer uma prova muito consistent­e em Termas de Rio Hondo. Oliveira cortou a meta a 25,855 segundos do vencedor, o espanhol Marc Márquez (Honda), mas a apenas 176 milésimos do 10º, o espanhol Pol Espargaró, numa KTM oficial, e a 563 do nono, o irmão Alex Espargaró, numa Aprilia, somando os primeiros cinco pontos de um piloto luso na classe rainha.

Oliveira foi também o segundo melhor dos quatro pilotos KTM em prova e bateu o espanhol Jorge Lorenzo (Honda), pentacampe­ão mundial nas várias categorias, que se ficou pela 12ª posição, a quase dois segundos do português. Com este resultado, Miguel Oliveira subiu ao 15º lugar do campeonato, com cinco pontos, sendo já o terceiro melhor estreante, a apenas três pontos do espanhol Joan Mir (Suzuki) e do italiano Fabio Quartararo (Yamaha). O piloto português, que arrancou da 14ª posição, chegou a perder um lugar na partida, mas à quinta volta já era 13º, mantendo-se nessa posição até ao final. Só que na última volta... houve um golpe de teatro, com Miguel a assumir o 11º lugar graças a uma queda que deixou fora de prova o espanhol Maverick Viñales (Yamaha) e o italiano Franco Morbidelli (Yamaha).

“Aí estão os primeiros pontos. Estou muito feliz e orgulhoso com o 11º lugar. O trabalho árduo recompensa”, confessou Miguel.

Suspeito do costume

Na frente, Márquez, campeão em título, dominou a corrida desde início, fechando com 41.43,688 minutos e 9,816 segundos de vantagem sobre o italiano Valentino Rossi (Yamaha) e 10,530 para Andrea Dovizioso (Ducati), ultrapassa­do pelo veterano na última volta. O final ficou marcado pelo cumpriment­o entre os rivais, um ano após a última polémica entre ambos. Com este resultado, Márquez já

lidera o Mundial, com 45 pontos, mais quatro do que Dovi. E a próxima prova é o GP Américas (14), onde Marc nunca perdeu. *

 ??  ?? SEGURO. Miguel esteve muito perto do top 10
SEGURO. Miguel esteve muito perto do top 10
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal