Record (Portugal)

“Vão ter de lançar os trunfos todos”

Treinador estará em Alvalade a ver o dérbi e antecipa um jogo de grande equilíbrio

- ALEXANDRE CARVALHO

ex-treinador de Benfica e Sporting, Jorge Jesus, foi uma das figuras centrais do Fórum Treinadore­s 2019, promovido pela ANTF e realizado em Portimão. Ao seu estilo desassombr­ado e sem fugir a qualquer tema, o treinador de 64 anos abordou o jogo de hoje entre leões e águias, garantindo que nem Marcel Keizer nem Bruno Lage podem dar-se ao luxo de gerir o plantel num jogo desta intensidad­e. Palavras de um homem que esteve em 23 dérbis (15 pelas águias e oito pelos leões), com apenas três derrotas. “É uma meia-final, todas as equipas e todos os jogadores gostam de estar no Jamor. Já ouvi o Bruno Fernandes falar sobre isso. Querem voltar ao Jamor porque foi um dia muito triste para todos nós, não só por termos perdido a final [Aves] mas por tudo aquilo que se passou [Alcochete]. Penso que o Benfica, neste momento, tem alguma vantagem, até porque está a ganhar por 2-1 e um golo é sempre importante. No entanto, penso que vai ser um excelente jogo”, começou por dizer Jorge Jesus, completand­o: “A prioridade do Benfica é o campeonato, mas quando chegas a uma meia-final e tens o teu rival pela frente... penso que não podes fazer uma gestão muito calculada. Tens de jogar tudo para estar na final, vão ter de lançar os trunfos todos, mas cada treinador é que sabe.” Depois de ter deixado o Sporting para rumar ao Al Hilal, da Arábia Saudita, Jorge Jesus está de regresso a Portugal, aguardando pacienteme­nte por um novo projeto. Aliás, enquanto espera, o técnico vai aproveitar para voltar a Alvalade, mas desta vez... como espectador. “Em princípio irei ver o jogo ao vivo. Receção? Sou um espectador normal, igual aos outros. O que mais desejo é que não deem muito por mim. Quero ver o jogo tranquilam­ente e ir-me embora.”

Félix mais fácil de marcar

Na antecâmara do dérbi, há dois jogadores que merecem destaque: João Félix no lado encarnado; Bruno Fernandes no verde e branco. “Dois grandes jogadores, dois jovens, com caracterís­ticas diferentes. O Bruno tem sido mais importante para o Sporting, pois a sua equipa não está coletivame­nte tão forte como o Benfica. Nota-se mais a importânci­a do Bruno”, começou por dizer Jorge Jesus, confessand­o: “O Félix joga mais próximo do golo, com outras movimentaç­ões. Na minha opinião, é um jogador mais fácil de marcar, mais fácil de anular. Neste momento, o Bruno é mais importante para o Sporting do que o Félix é para o Benfica. O Félix é um jovem, tal como o Bruno, que vai ter um futuro muito risonho pela frente. Vai ser um dos grandes craques do futebol português daqui por mais uns anos. Temos de olhar para ele e perceber que ele ainda tem... 19 anos!”

Portugal no horizonte

Terminada a experiênci­a na Arábia Saudita, Jorge Jesus preparase, agora, para abraçar um novo projeto... preferenci­almente em

Portugal. “Procuro trabalhar onde possa ter qualidade. Ainda fui convidado para treinar outra equipa da Arábia, o Al Wahda. Vou aguardar até que apareça um clube com o qual eu me possa identifica­r. Estou livre e as minhas opções são, se calhar, diferentes do que foram há uns anos, mas sempre dentro de uma identifica­ção em que eu possa prosseguir a minha carreira desportiva sendo valorizado. Admito regressar a Portugal e não estou a dizer que é ao Benfica, Sporting ou FC Porto. Até pode não ser. Posso querer regressar porque quero estar no meu país, porque se calhar olho mais para a componente familiar e não para a económica. Se quisesse continuar a ganhar muito dinheiro tinha ficado na Arábia...” *

“BRUNO FERNANDES É UM JOGADOR MAIS IMPORTANTE PARA O SPORTING DO QUE JOÃO FÉLIX É PARA O BENFICA” “ADMITO REGRESSAR A PORTUGAL E NÃO ESTOU A DIZER QUE É AO BENFICA, FC PORTO OU SPORTING”

 ?? JORGE JESUS ?? AULA. Jorge Jeesus falou sobre os métodos que aplica no treino
JORGE JESUS AULA. Jorge Jeesus falou sobre os métodos que aplica no treino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal