Record (Portugal)

CAPITÃES DE ABRIL

- ANA PAULA MARQUES

Hugo Gaspar tem 36 anos, Miguel Maia 46. São os jogadores da braçadeira no Benfica e Sporting, equipas que iniciam amanhã a final do playoffda Divisão de Elite, a decidir-se à melhor de cinco jogos. As águias, que já venceram esta época a Supertaça e a Taça de Portugal, querem agora recuperar o título perdido na temporada passada para os leões, que festejaram no regresso à modalidade, mais de 20 anos depois

O oposto nega que o Benfica parte em vantagem por ter derrotado o Sporting todas as vezes.

1 Numa final Benfica-Sporting, há alguma equipa favorita?

– Não. São equipas com grandes ambições, que se reforçaram muito, mas nós queremos reconquist­ar o título, e tudo faremos.

2 Vencer o Sporting três vezes e ganhar a 1ª fase do campeonato, não faz do Benfica mais favorito?

– Não... Já tenho muita experiênci­a em finais de campeonato para perceber que, quando chegamos ao playoff, as equipas equivalems­e, por isso não podemos considerar alguém favorito.

3 Este ano é o Benfica a ter o fator casa em três jogos. E vencendo o 1º, no João Rocha, podem festejar o título na Luz no 3º...

- É verdade. Lutámos para ficar em 1º na primeira fase do campeonato, para depois termos o fator casa a nosso favor. Sabemos e já demonstrám­os que podemos vencer no Pavilhão João Rocha, mas também sabemos que em outras ocasiões aconteceu o contrário. Temos é de estar preparados para todos os jogos.

4 Esteve ausente algum tempo devido a lesão. Como está agora?

- Ainda estou em fase de recuperaçã­o, por isso não estou ao nível que gostaria. Tive uma lesão complicada, mas sei que se tiver oportunida­de de ajudar a equipa, estarei a 101 por cento.

5 Vai continuar a jogar, ou se o Benfica for campeão pode optar por encerrar a carreira?

- Enquanto o meu rendimento for bom para mim e para a minha equipa, vou manter-me em atividade. Notou-se no início da época e antes de me lesionar, que o meu rendimento era mais do que suficiente para me manter a um alto nível. Se será no Benfica? Vamos ver... Há coisas a equacionar, mas quero continuar a jogar.

5 Que diferenças há entre o Marcel Matz e o José Jardim?

- Todos os treinadore­s, mentalidad­es e métodos de treino são diferentes. Estamos no 1º ano com o Marcel, de conhecimen­to mútuo, as coisas têm corrido bastante bem, como em outros anos correm para o professor José Jardim. Só faremos as contas após o nosso grande objetivo, que é o título. Só depois é que poderemos dizer se foi um ano positivo. *

O distribuid­or do Sporting diz que a sua equipa não está mais pressionad­a para renovar o título nacional, depois de ter perdido a Supertaça e sido eliminado nas meias-finais da Taça.

1 Numa final Benfica-Sporting, há alguma equipa favorita?

– É um dérbi fantástico e que todos os atletas do Mundo gostariam de jogar. Ambas as equipas estão prontas para encarar estes jogos, sobretudo por se tratar de uma final, e por isso ninguém é favorito.

2 O Benfica não será mais favorito por ter vencido o Sporting todas as vezes esta época, três ao todo?

– O Benfica tem feito uma excelente época, reforçou-se muito bem e tem sido muito regular. É uma equipa muito forte, que nós respeitamo­s, e reconhecem­os o mérito pelo que tem feito, mas nada mais do que isso.

3 Ao contrário da época passada, o Sportingco­meçaeste playoff por jogar no João Rocha, por ter terminado a 1ª fase em segundo. Vai ser por isso de vital importânci­a para a equipa vencer este jogo, uma vez que o Benfica vai ter os dois seguintes na Luz...

– A ordem dos jogos não será importante e de certeza que vamos estar preparados para jogar seja em que lado for, apesar de gostarmos muito de jogar em casa, porque temos os melhores adeptos do Mundo.

4 O Sporting está mais pressionad­o agora para revalidar o título de campeão pelo facto de não ter ganho ainda qualquer prova, depois de perder a Supertaça para o Benfica e não ter chegado à final da Taça de Portugal [eliminado nas meias-finais pela Fonte do Bastardo]?

– Não, claro que não. O projeto do Sporting está no seu início e já foi campeão nacional, já esteve nas meias-finais de uma competição europeia [esta temporada na Challenge Cup] e está novamente numa final do campeonato. Estamos onde queremos estar, nas decisões. *

 ??  ?? VOAR. Hugo Gaspar lidera ambição encarnada
VOAR. Hugo Gaspar lidera ambição encarnada
 ??  ?? RUGIR. Miguel Maia é o maestro dos campeões
RUGIR. Miguel Maia é o maestro dos campeões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal