Record (Portugal)

“Sporting éobrigado a ganhar tudo”

Craque do futsal do Sporting, esteve à conversa com Record e abordou o triunfo dos leões na Taça de Portugal. No entanto, abriu o jogo e falou das dificuldad­es por que passou para chegar ao patamar onde está hoje, deixando claro qual o seu grande objetivo

- TEXTOS PEDRO FILIPE PINTO FOTOS DAVID MARTINS

O moral do Sporting não poderia estar mais em alta. O que significou ganhar esta Taça de Portugal?

MERLIM – É o sentimento de dever cumprido. Trabalhamo­s todos os dias para isto, para ganharmos estas competiçõe­s. Quem joga aqui, no Sporting, sabe disso. Já o tínhamos tentado na Taça da Liga e não conseguimo­s. A Taça de Portugal era importantí­ssima para nós, principalm­ente para o moral da equipa.

Depois de ter perdido a Taça da Liga, era obrigatóri­o ganhar a prova rainha?

M – Para a equipa que foi montada esta temporada, é obrigatóri­o ganhar todos os troféus. Quem joga aqui sabe disso. Falhámos na Taça da Liga, é verdade; logo, sim, era obrigatóri­o que a Taça de Portugal fosse nossa.

Teve um sabor especial por ter sido frente ao Benfica?

M – É sempre bom quando se ganham títulos, contra o Benfica ou contra outra equipa qualquer. Mas lá está, um dérbi é sempre especial, e da maneira que foi, um jogo muito complicado, tem aquele gostinho!

São agora duas vitórias consecutiv­as contra o rival. Depois de um arranque fantástico do Benfica, considera que o Sportinges­tá a dar a volta e vai chegar ao playoff por cima? M – Não digo que vamos chegar por cima, porque são duas grandes equipas. Eles falharam o objetivo da Champions que também queriam muito, ganharam-nos um jogo e nós o outro, vencemos a Taça de Portugal e eles a Taça da Liga; por isso, tenho a certeza que os dois clubes se vão preparar para chegarem da melhor forma à fase decisiva.

O Sportingé tricampeão nacional, algo que nunca ninguém tinha conseguido. Curiosamen­te, esta marca começou a formar-se no ano em que chegou. Esperava ter tanto sucesso? M – Eu sabia bem da responsabi­lidade. Quando cheguei, disse que vim para cá para ganhar o máximo possível. Graças a Deus tem acontecido isso. Foram três campeonato­s, três Taças de Portugal, duas Taças da Liga e duas Supertaças. Temos também dois vicecampeo­natos europeus. Temos batido na trave, mas estamos de novo na final four e, quem sabe... Tudo pode acontecer nessas partidas.

Como disse, já ganhou quase tudo, falta-lhe a Champions. Sente que este é o ano do Sporting? M – Dizem sempre que é o ano do Sporting. Não gostamos de pensar dessa maneira. Sempre que jogamos, é para vencer. É chegar lá e tentar fazer algo de diferente das últimas duas vezes. Jogámos contra o Inter e perdemos, mas agora temos de dar o nosso máximo. São as quatro melhores equipas da Europa, mas é um jogo e tudo pode acontecer.

O primeiro obstáculo vai ser o Inter Movistar, bicampeão europeu e o carrasco das últimas duas temporadas. O que esperar desse adversário?

M – É a melhor equipa do Mundo, mas é um jogo. Tudo pode acontecer e acredito muito nesta equipa. Somos experiente­s, com muitos campeões europeus e todos querem jogar essas partidas.

O que faltou nas duas últimas temporadas?

M – Começámos os jogos mal e quando fomos a ver já estávamos a perder por dois ou três golos. A partir daí é muito difícil recuperar. Em Portugal, conseguimo­s recuperar de alguns erros que cometemos, mas contra estas equipas é quase impossível.

Se fosse obrigado a escolher, o que preferia: ganhar o campeonato pelo quarto ano consecutiv­o ou vencer a Liga dos Campeões pela primeira vez?

M – Sou mesmo obrigado? (risos) Então tem de ser a Liga dos Campeões! É o meu sonho, como o de qualquer jogador e dos sportingui­stas. O Sporting nunca ganhou esta competição e para mim também seria a primeira. É o campeonato de equipas mais importante­s e, se fosse obrigado a escolher, seria esse. Mas somos o Sporting e queremos ganhar os dois! *

“PARA A EQUIPA QUE FOI MONTADA, É OBRIGATÓRI­O GANHAR TODOS OS TROFÉUS. QUEM JOGA AQUI SABE DISSO” “TEMOS BATIDO NA TRAVE, MAS ESTAMOS DE NOVO NA FINAL FOUR E, QUEM SABE... TUDO PODE ACONTECER”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal