Record (Portugal)

A vitória de Bruno Fernandes

O FUTEBOL É DO DOMÍNIO DA IRRACIONAL­IDADE E A VERDADEIRA BÍBLIA E PANACEIA PARA TODOS OS MALES DOS ADEPTOS SÃO AS VITÓRIAS. AGRADEÇAM A BRUNO FERNANDES

- Rui Calafate

DEPOIS DA REBELIÃO PÓSALCOCHE­TE, O CANHÃO DA MAIA TEM DADO TUDO. É UM EXEMPLO

Disse José Mourinho que para o Sporting o duelo de quarta-feira era o jogo da época e para o Benfica não, pois ainda havia coisas maiores para ganhar. Talvez fosse este o estado de espírito dos jogadores e a percepção dos adeptos quando o embate se iniciou. Os leões atrevidos quiseram muito, apresentar­am atitude competitiv­a em pleno, foram felizes, enquanto as águias cansadas e desinspira­das pareciam narcotizad­as por um espartilho bem montado por Marcel Keizer e, se calhar, por a cabeça estar noutros desígnios.

Muitos olhos de bolsos cheios

vieram também mirar o talento, e ainda há muito talento por cá, que se espraia nos relvados portuguese­s. E se viram um projecto de jogador de cláusula de 120 milhões, a qual querem aumentar para 200, valorizado pela comunicaçã­o encarnada e pela máquina de Jorge Mendes – o melhor agente desportivo do Mundo, que consegue vendas miríficas de valores estratosfé­ricos –, preocupado com as novas madeixas e pouco com a dinâmica da equipa, por outro lado, assistiram à enormidade de um diamante que comanda os colegas, exibe uma inteligênc­ia e sentido táctico que é prolongame­nto do treinador e é o exemplo do jogador total. Se o menino João Félix que Bruno Lage burilou e alcandorou ao estrelato vale 200, então é evidente que Bruno Fernandes tem de valer 500 milhões.

Hámuitos sportingui­stas que não perdoam o seu movimento

de rebelião pós-Alcochete quando exibiu uma rescisão por justa causa que caiu mal. Porém, é racional e obrigatóri­o dizer que o canhão da Maia tem dado tudo e tem sido a locomotiva deste Sporting de plantel desequilib­rado e que não partiu com as mesmas armas dos seus rivais. Lidera como capitão, sua a camisola, corre eternament­e como o Forrest Gump, respira vontade e ambição que tem sido premiada com assistênci­as e com a possibilid­ade de se tornar o melhor médio marcador de sempre, superando outro gigante capitão, Frank Lampard, e para isso já leva 26 golos. Bruno Fernandes ganhou esta eliminatór­ia com os dois tentos que marcou nas duas mãos, foi o factor decisivo e desequilib­rador que esmagou a aura de Bruno Lage e aliás importa saber onde anda o Benfica avassalado­r que impression­ou Alvalade no campeonato. Aquando da sua aquisição por valores significat­ivos para a nossa realidade ao mercado italiano, houve quem duvidasse do investimen­to. Hoje, fruto também do trabalho de Jorge Jesus, que o lapidou e deixou pronto para os grandes areópagos, é certo e sabido que Bruno Fernandes é uma das melhores aquisições leoninas da sua história e será quase impossível guardá-lo perante o assédio dos tubarões que pagarão sem hesitar o dobro ou o triplo do salário que aqui aufere.

Aescritora espanhola Rosa Montero,

em recente entrevista à revista de domingo do ‘El País’, referia que “o êxito não é um lugar onde chegas nem um objecto que possuis. Está nos olhos das pessoas e dão-to e tiram-to da maneira mais arbitrária”. Keizer pode agradecer ao seu pupilo o passaporte para iniciar a época e Frederico Varandas deve também estar mais tranquilo com este triunfo e passagem ao Jamor. O futebol é do domínio da irracional­idade e a verdadeira Bíblia e panaceia para todos os males dos adeptos são as vitórias. Agradeçam a Bruno Fernandes.

Texto escrito na antiga ortografia

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal