Record (Portugal)

O Sérgio faz-me sonhar acordado

PINTO DA COSTA DISSE-NOS, EM 1987, ANTES DO JOGO COM O BRONDBY: “SE PASSARMOS SEREMOS CAMPEÕES DA EUROPA.” NÃO ME ADMIRARIA QUE REPETISSE A FRASE. COM O SERGINHO NÃO HÁ IMPOSSÍVEI­S

- PAULO FUTRE

Quando cheguei ao FC Porto, no verão de 1984, o clube tinha sido campeão nacional pela última vez na época de 1978/79, e naqueles primeiros dias como jogador azul e branco a frase que mais ouvi da boca dos adeptos portistas depois de cada treino era: “Este ano vamos ser campeões.” Naqueles anos de seca do FC Porto, o Benfica e o Sporting dominaram o futebol português, tinham grandes plantéis e dividiram os títulos de campeão entre eles. Mas por muito fortes e superiores que fossem os rivais isto pouco importava para os adeptos portistas. Historicam­ente, antes de começar um campeonato, a grande maioria dos sócios e simpatizan­tes do FC Porto está sempre superotimi­sta em relação a ganhar o campeonato.

Nas primeiras semanas, quando

ouvia: “Este ano vamos ser campeões”, perguntava a mim mesmo: “Com a dinâmica ganhadora do Benfica e do Sporting nos últimos anos, como pode esta massa associativ­a ser tão otimista?” Mas tantas vezes ouvi aquela frase que as dúvidas iniciais criaram em mim confiança, crença e otimismo, de tal maneira que antes do primeiro jogo da Liga estava mesmo convencido de que íamos de facto ganhar o campeonato de 1984/85. E assim foi. Ou melhor, mais do que ganhar arrasámos e fomos campeões várias jornadas antes do campeonato acabar. Nos dois anos seguintes, antes de ir para o Atlético Madrid, aquela energia positiva e otimismo que nos transmitia­m os adeptos sempre esteve presente. Mas o FC Porto foi fundado em 1893 e houve anos em que o mundo portista não podia estar otimista de maneira nenhuma, como por exemplo no início da época de 2017/18... Nenhum adepto de um grande clube, incluindo os do FC Porto, pode ser otimista e pensar que vai ganhar o campeonato depois de o seu rival vir de ganhar quatro Ligas seguidas, tendo como únicos reforços da sua equipa jogadores emprestado­s que tenham andado por aí a rodar em equipas inferiores. Assim começou o FC Porto aquela época, com uma única contrataçã­o, que foi o seu treinador. A única grande dúvida da maioria dos amantes do futebol era se os dragões ficariam em terceiro ou quarto lugar naquele ano, porque por muito bom que fosse o técnico nunca podia ser campeão com um plantel que não ganhava o campeonato há quatro anos e sem reforços... Mas o Sérgio Conceição é umfenómeno e conseguiu uma proeza incrível. O FC Porto tinha problemas com o fair play financeiro, não podia contratar, e com aquele plantel e jogadores que estavam emprestado­s, como o Marega, Aboubakar, Sérgio Oliveira e Ricardo Pereira, ganhou o campeonato contra todos os prognóstic­os. Só um treinador genial podia conseguir um êxito assim. Este ano, com a chegada do Militão, que ao início era uma incógnita, e sem dois pilares muito importante­s para a equipa, como eram o Ricardo Pereira e o Marcano, fez outra proeza. Nos seis jogos da fase de grupos da Champions League fez 16 de 18 pontos possíveis, e o FC Porto já tinha assegurado o primeiro lugar a uma jornada do fim, garantira a passagem aos oitavosde-final da competição e isto também são palavras maiores. O último feito deste craque foi há poucas semanas, quando eliminou a Roma e voltou a meter o seu clube entre as melhores oito equipas da Europa. E digo tudo isto porque o FC Porto, na terça-feira, joga a primeira mão dos quartos-de-final da Champions League em Liverpool e se o Sérgio Conceição conseguiu todas estas proezas, porque não conseguir mais uma ou algumas.

Não seise o presidente Pinto da

Costajá disse ao plantel atual o mesmo que disse ao nosso plantel em 1987, no jogo da segunda mão dos quartos-de-final, com os dinamarque­ses do Brondby, que foi esta frase mágica: “Se passarmos esta eliminatór­ia seremos campeões da Europa.” Não me admiraria que voltasse a repetir esta frase, porque com o Sérgio Conceição não há impossívei­s e todo o mundo portista está a sonhar com grandes feitos. No meu caso, quando ouvi aquela frase da boca do presidente, comecei a sonhar que ia ser campeão da Europa e realizei aquele sonho impossível. Hoje o Sérgio faz-me sonhar acordado, este FC Porto eliminará o Liverpool e estará pelo menos nas meias-finais da Champions. Um sonho muito difícil de realizar, mas não impossível, como aquele de 1987. Muita força Serginho para ti e para os teus craque na grande batalha de terça-feira.

SC É UM FENÓMENO E JÁ CONSEGUIU PROEZAS INCRÍVEIS. PORQUE NÃO CONSEGUIR MAIS UMA?

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal