Record (Portugal)

VONTADE DE BRILHAR VALEU A REVIRAVOLT­A

- PEDRO FILIPE PINTO

Insistênci­a acabou por ser recompensa­da com golo da vitória frente à Hungria nos descontos

Nota positiva neste primeiro teste da Seleção Nacional feminina, principalm­ente pela resposta às adversidad­es e pelo golo da vitória... conseguido já aos 90’+4. Portugal recebeu e bateu a Hungria, por 2-1, num jogo de preparação realizado em Alverca, que serviu para Francisco Neto testar novas ideias e até lançar caras novas no onze, com vista à fase de apuramento para o próximo Europeu, na qual terá de ultrapassa­r as seleções de Albânia, Escócia, Finlândia e Chipre. O selecionad­or nacional fez exatamente isso, mas a partida não poderia ter começado pior. A Focadas em dar à volta ao marcador, as comandadas de Francisco Neto partiram ‘para cima’ das adversária­s, mas, apesar de ser a melhor equipa em campo, Portugal não estava a conseguir fazer aquilo que é o mais importante num jogo de futebol: marcar golo. O perigo rondava a baliza de Reka Szöcs, mas a bola não queria entrar... durante a primeira parte pois o jogo iria mudar nos segundos 45 minutos.

O selecionad­or mexeu estrategic­amente na sua equipa e os resultados foram evidentes, visto que as portuguesa­s melhoraram bastante no momento da decisão, que era exatamente o que estava a faltar. Vanessa Marques saltou ‘lá para dentro’ e foi a centrocamp­ista do Sp. 0-1 Dóra 0-1.

1-1 Vanessa 2-1 Mónica Braga que repôs a igualdade, à passagem do minuto 71. A partir daí viuse um jogo de sentido único, com Portugal a dominar por completo os acontecime­ntos. O golo adivinhava-se, mas o tempo ia passando e o empate ia perdurando e não era por falta de tentativas.

Quando já todos pensavam que o jogo ia acabar empatado, Mónica Mendes fez o Complexo Desportivo do Alverca explodir de alegria, com um cabeceamen­to perfeito que deu a vitória à equipa que mais a procurou. Portugal ganhou a primeira batalha, mas na terça-feira há mais. A equipa das quinas recebe a Hungria, novamente em Alverca, às 16 horas, para a disputa do ‘segundo round’. *

 ??  ?? LETAL. Mónica Mendes selou a vitória, aos 90’+4
LETAL. Mónica Mendes selou a vitória, aos 90’+4

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal