Record (Portugal)

PREMIER LEAGUE CHAMA POR ELE!

É o jogador com mais golos nas ligas inglesas este século, mas o craque do Sheffield United nunca marcou no 1.º escalão. Será na próxima época?

- JOÃO SEIXAS

Numa altura em que os jogadores de futebol têm sido escolha recorrente para a criação de documentár­ios, especialme­nte na plataforma Netflix, começa a ser demasiado óbvio que Billy Sharp já precisa de um registo do género sobre a impression­ante carreira. O avançado do Sheffield United, de 33 anos, é o máximo goleador deste século nas ligas profission­ais em Inglaterra, com 227 golos (tem mais 13 nas taças, para um total de 240 na carreira), mas o mais interessan­te é que nunca marcou na Premier League (!). Todos os golos foram alcançados nas divisões secundária­s do futebol inglês, mas mesmo assim Sharp já garantiu o seu lugar na galeria dos imortais. E tudo por ser um homem muito particular e com uma forma bem diferente de ver o Mundo. Nascido e criado em Sheffield, William ‘Billy’ Louis Sharp teve desde logo uma decisão a tomar – optar por Sheffield United ou Sheffield Wednesday. Os dois emblemas históricos do futebol britânico ‘habitam’ a mesma cidade e a rivalidade é intensa, mas o jovem Sharp tomou a sua decisão e ingressou nas ‘escolinhas’ do United. Ainda passou emprestado pelo Rushden & Diamonds e Scunthorpe, mas regressou à base. E, ironicamen­te, as coisas pareciam sempre correr melhor quando estava fora de ‘casa’. O seu grito de revolta aconteceu em 2009/10. Foi novamente emprestado, desta feita ao Doncaster, e marcou 15 golos em 35 jogos, aproveitan­do a atenção mediática para garantir um dos seus primeiros ‘momentos à Sharp’. Marcou um golo e levantou a camisola, onde se podia ler: “Miúdo gordo de Sheffield” – uma provocação ao treinador Sean O’Driscoll, que se tinha referido assim ao reforço recém-chegado do Sheffield United.

Golos, golos e mais golos...

Continuou a viver momentos de sonho em Doncaster, interrompi­dos pelo pior momento da sua vida [ver caixa ao lado], e conseguiu finalmente um contrato para jogar na Premier League, ao serviço do Southampto­n. Mas o sonho esfumou-se... fez só dois jogos (e apenas 20 minutos) entre a elite, apesar de ter marcado um golo (na Taça de Inglaterra) pelos saints nessa época (2012/13), antes de ser cedido ao Nottingham Forest. De lá para cá deu-se o regresso à base e, inevitavel­mente, mais golos. De tal forma que neste regresso ao Sheffield United já leva 89 tentos (87 deles na liga) em quatro épocas (e a atual ainda não acabou...). De volta a casa, Billy Sharp já ajudou a equipa a subir da League 1 ao Championsh­ip e o avançado espera estar na elite em breve. “Todos os golos contam muito para mim. Mas marcar pelo Sheffield é bastante especial, porque é o meu clube desde pequenino. Sou parte do sucesso da equipa e quero continuar a fazê-lo por muito tempo. E claro que não vou ser hipócrita, quero muito alinhar com os rapazes na Premier League e mostrar aquilo que valemos”, revelou. Neste momento, segue no 2º lugar do Championsh­ip (os dois primeiros sobem diretament­e, havendo depois um playoff para definir o outro promovido). No que diz respeito aos artilheiro­s, Billy Sharp surge também em 2º, com 23 golos, a três de Teemu Pukki, avançado finlandês do Norwich. *

TEM 240 GOLOS MARCADOS EM 553 PARTIDAS E GARANTE QUE AINDA TEM MUITOS MAIS PARA FATURAR ATÉ FINAL DA CARREIRA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal