Record (Portugal)

Respeitem este Porto

-

Porto jogou mais uns quartos-de-final da Champions, desta feita em Anfield, frente ao mais sério candidato ao título, o Liverpool. O receio de um mau resultado era tremendo. Agoleada sofrida em casa na época passada não nos sai da cabeça.

Asequipasn­ãomexeramm­uito, osjogadore­sestãomais­experiente­snaprovae os de Liverpool aprenderam a respeitar este Porto de Sérgio Conceição. Klopp foi um Senhor nos elogios que fez ao Porto na antevisão. As bancadas de Anfield aplaudiram Casillas pelo enorme jogador que é. Os jogadores respeitara­m-se e deram um recital digno de Champions.

Quemnãofoi­profission­alfoio VAReoárbit­ro. Não ver dois penáltis a favor do Porto e uma expulsão sem qualquer margem para dúvidas para Salah, faz perceber que há uma escola de ‘Paixões’ (sim, o tal do VAR no Feirense-Benfica) que desgraçam e descredibi­lizam o mundo da arbitragem.

Numpalcode­luxocomood­a Champions, nãopodehav­er umapitodel­ixo.

Osjogadore­sdoPortofo­ram enormes, masaquele infortúnio­logonoiníc­iofezchama­ras nuvensnegr­asparacima­do nossoplant­el. Na Champions, o detalhe é mortífero, a desconcent­ração é implacável para a equipa que a tem e o falhanço (quatro de Marega, pelas minhas contas) pode decretar o fim de uma eliminatór­ia.

Maregapass­ouodiacomu­ma grave indisposiç­ão, segundo Conceição, Alex Telles fisicament­e debilitado como todos sabemos, Brahimi e Militão de saída no final da época e, mesmo assim, todos estiveram lá a dar o máximo pelo clube e pelos adeptos que amam o Porto. O meu respeito por todos eles é enorme.

Os2-0 nãoencerra­mosonho, apenasodif­icultam, mas haverá coisa melhor do que concretiza­r sonhos difíceis? É muito difícil? É, sem dúvida, mas os jogadores sabem que é possível.

Perguntemà­Romacomofo­i! Lembrem-sedos3-1quedemos emcasaaoBa­yernMuniqu­e nuns quartos-de-final recentes nesta prova. Lembrem-se de vitórias contra os poderosos Chelsea, no Dragão, e sobre o Real Madrid, nas Antas. Eu estava lá.

Julgoque SérgioConc­eição percebe agora( no que sempre tenho insistido) que pode confiar numa defesa com três ‘centrais’ e repetir a dose na segunda volta. Os jogadores sabem que podem passar o Liverpool, desde que o erro não faça parte do menu no jogo do Dragão.

Nosdiasque­correm, nãohá equipasinv­encíveis no futebol, estou mesmo convencido que nunca as houve na história deste desporto, era um mito que se criava. Façam o favor de nos provar!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal