Record (Portugal)

EVOLUIR É A IDEIA CENTRAL

O maior evento desportivo juvenil do País vai na13.ªedição. E já hásinais de mudança... Luís Avelãs

- LUÍS AVELÃS O MEU CESTO

Tratando- se efetivamen­te de uma competição, a Festa do Basquetebo­l não foi criada com o principal propósito de, ano após ano, conferir quais as seleções regionais mais fortes em dois escalões (sub-14 e sub-16) de ambos os sexos. Aliás, tal avaliação sempre foi fácil de fazer: as associaçõe­s com mais praticante­s e necessaria­mente com maior número de clubes e equipas são aquelas que, ano após ano, se apresentam no Algarve com o sonho de ganhar. As outras, a maioria, define objetivos mais modestos que, ainda assim, passam também pela tentativa de obter as melhores classifica­ções possíveis.

A VITÓRIA ALGARVIA NOS SUB-14 MASCULINOS FOI A GRANDE SENSAÇÃO EM 2018. PELA 1ª VEZ A ASSOCIAÇÃO TEVE UM TÍTULO

todos foi dado, o ano passado, pela equipa da casa de sub-14 masculinos. A vitória do Algarve – conseguida com a feliz junção de talento e invulgar capacidade física – provou que é possível conseguir resultados de proa fora do eixo das quatro associaçõe­s mais fortes. E se isso, claro, só pode acontecer com o aparecimen­to de gerações considerav­elmente diferentes (para melhor) do habitual, importa realçar que é na qualidade do trabalho efetuado ao nível dos clubes – e depois nas seleções regionais – que a diferença se nota. O talento e o poderio físico ajudam muito, mas jamais poderão, por si só, garantir vitórias.

Mas, tendo como base o que se viu em 2018, não foi só o Algarve (em todos os escalões) a mostrar um nível mais alto. Castelo Branco e Viseu conseguira­m os melhores desempenho­s de sempre nos sub14 (onde Santarém também merece referência); Madeira e Coimbra decidiram entre si o terceiro posto nas sub-14; Vila Real e Leiria melhoraram considerav­elmente nos sub-16 e Açores, Castelo Branco e Leiria cresceram de forma evidente nas sub-16. *

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal