Record (Portugal)

NA TRAJETÓRIA DE MIGUEL OLIVEIRA

- JOÃO LOPES

Seguir a trajetória do ídolo Miguel Oliveira e atingir o patamar mais alto do motociclis­mo mundial, o MotoGP, é o projeto de Kiko Maria, jovem piloto natural do Porto, que hoje se estreia, em Jerez de la Frontera, no Campeonato de Espanha de Pré-Moto3, depois de há uma semana ter participad­o, no Autódromo do Estoril, nas duas primeiras corridas da Taça da Europa de Talentos, uma espécie de antecâmara do Mundial de Moto3. “O motociclis­mo é como um... funil. Começa muita gente e, a pouco e pouco, vai ficando cada vez menos, até serem os 23 melhores, que estão no Mundial. Com a minha vontade, muito esforço, muita ajuda, principalm­ente dos meus pais, patrocinad­ores, amigos e apoiantes conseguire­i lá chegar”, assegura o piloto de 15 anos, reforçando: “Obviamente que não é fácil. Tenho de trabalhar. O meu objetivo é chegar ao MotoGP e estarei lá, num futuro próximo.” Apontando os 23 ou 24 anos como a idade certa para atingir o objetivo, Kiko salienta a importânci­a de não queimar etapas. “Primeiro o Moto3, para fazer o melhor, a seguir o Moto2, para fazer o melhor, e, depois, o MotoGP”, enumera o piloto da Leopard, equipa que Miguel Oliveira também represento­u (em 2016, no Mundial de Moto2) no percurso até ao topo.

Metas de curto prazo

Definidos os objetivos a médio/longo prazo, Kiko Maria, também admirador de Valentino Rossi, volta à pista para alinhavar o que projeta para a temporada 2019, na equipa Moto Action Team. “Ser campeão português, lutar pelo campeonato em Espanha - vamos ver como está o nível, mas, sim, é o meu objetivo - e, no Campeonato da Europa, fazer pontos e conseguir ser umdos melhores e mais rápidos da equipa”, define aquele que é o único piloto português na Taça Europeia de jovens talentos. Uma escassez de pilotos lusos, que, aos 15 anos, Kiko Maria explica com a maior das certezas. “Os outros países, como têm tantos ídolos, baseiam-se neles e é uma motivação. Agora, como temos o Miguel, aqui em Portugal já se nota uma evolução e um cresciment­o do número de pilotos”, conclui. *

Tem 15 anos e, esta época, vai disputar os nacionais de Portugal e Espanha e o Europeu de Talentos “OBVIAMENTE NÃO É FÁCIL. TENHO DE TRABALHAR. O MEU OBJETIVO É CHEGAR AO MOTOGP E ESTAREI LÁ NO FUTURO”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal