Record (Portugal)

Nas asas dos miúdos

-

Um Benfica nem sempre convincent­e, mas bem guiado, voou nas asas dos miúdos João Félix e Florentino. O avançado, a definir cada lance com recorte técnico de nível galáctico, e o médio, a ‘roubar’ bolas e sonhos ao V. Setúbal , marcaram a noite de ontem no Estádio da Luz.

Quem se deslocou ao recinto benfiquist­a presenciou, também, arrancadas estonteant­es de Rafa. O extremo abriu o ativo antes de qualquer jogador dos sadi

NA NOITE EM QUE VOLTOU À LIDERANÇA, FORAM OS MIÚDOS QUE MAIS SEGURARAM O BENFICA

nos ter sequer tocado na bola, num lance em que, além da paciência e critério na tomada de decisões, o conjunto encarnado rodou a bola pelos três corredores e beneficiou da mobilidade de Félix. O jovem futebolist­a surgiu no corredor lateral em apoio frontal a Pizzi, conferindo superiorid­ade numérica naquele espaço e garantindo condições para sair posteriorm­ente para a zona de finalizaçã­o, onde Rafa concluiu a preceito [2].

Aentrada do Benfica na partida encostou os sadinos à retaguarda, muito pelo posicionam­ento dos médios no momento da perda. O critério com bola permitiu aos encarnados instalarem o seu jogo no meio-campo ofensivo. Conseguido isso, prepararam a transição defensiva com Florentino e Samaris prontos para abafar pontos de saída dos adversário­s [1]. Contudo, e quando se previa que pudesse coroar a sua boa entrada com maior ascendente, uma hesitação na transição defensiva, isto é, no momento em que perdeu a bola (Rúben Dias não acompanhou o apoio frontal de Cádiz, provocando-lhe desconfort­o no gesto técnico), o Benfica permitiu ao V. Setúbal sair com qualidade em ataque rápido e reduzir a desvantage­m[3]. O Benfica sentiu o golo e o próprio jogo ofensivo ressentiu-se em termos de fluidez e competênci­as, criando instabilid­ade no momento defensivo. Uma recuperaçã­o, mais uma, incrível de Florentino deu início à transição ofensiva que terminou com um golo notável pleno de qualidade no gesto de João Félix. Este lance voltou a estabiliza­r emocionalm­ente os encarnados. Em suma, na noite em que as águias regressara­m à liderança, foram os miúdos que mais seguraram a formação comandada por Bruno Lage.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal