Record (Portugal)

E URO BRU N O

SAIBA TUDO SOBRE A ÉPOCA DE SONHO DO CAPITÃO

- DIOGO JESUS E JOÃO LOPES

TUDO SOBRE A ÉPOCA MAGNÍFICA DO LÍDER LEONINO

De cabeça, com o pé direito, com o pé esquerdo, no interior da grande área, de meia distância, de penálti ou livre direto. É este o raio x dos 28 golos que transforma­m Bruno Fernandes no médio que mais marcou numa só época na história do futebol europeu e que o deixam a apenas duas finalizaçõ­es da meta (30) pessoal que estabelece­u no início da temporada. Mas Bruno Fernandes não é só golos. Muito pelo contrário... Os dados da GoalPoint, relativos ao encontro de sábado, na Vila das Aves, no qual o camisola 8 do Sporting foi eleito pela nona vez, pela Liga de Clubes, o melhor jogador em campo, demonstram que o médio, de 24 anos, tem uma influência determinan­te no rendimento coletivo. Quer a defender quer a atacar.

Na primeira vertente, destaque para os quatro desarmes e as dez recuperaçõ­es da posse de bola. No capítulo ofensivo, enfoque nos remates enquadrado­s (3), nos dribles eficazes (2) e nos passes longos acertados (4). A juntar a tudo isso – e já não é pouco – há um passe para finalizaçã­o, desperdiça­do por um companheir­o de equipa.

Bruno Fernandes joga, faz jogar e marca golos, muitos golos, mais do que qualquer outro médio na história do Sporting. Aliás, frente ao Aves, o futebolist­a natural da Maia bateu um recorde que durava já desde 1993/94 e que pertencia a outro grande médio que deixou saudades aos adeptos do Sporting: Krasimir Balakov. Nessa temporada, o antigo internacio­nal búlgaro marcou 15 golos só em jogos do campeonato. O internacio­nal português chegou, no sábado, aos 16 tiros certeiros.

Pé direito é o preferido

Como é natural para um jogador destro, a maioria dos golos assinados por Bruno Fernandes esta época foram marcados com o pé direito. Aliás, de bola parada, o futebolist­a não utiliza outro recurso. Os cinco penáltis e os três livres diretos que converteu têm essa particular­idade em comum. O pé esquerdo só é usado em lances de bola corrida e a cabeça, não sendo um trunfo inédito, só foi utilizada em duas ocasiões, ambas na presente temporada, frente a Feirense e agora ao Aves. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal