Record (Portugal)

Félix Fernandes

André Veríssimo

-

NÃO É VULGAR TER DOIS JOGADORES PORTUGUESE­S COM TANTA QUALIDADE NA I LIGA. FAZ SENTIDO QUE O SEU VALOR SEJA TÃO DIFERENTE?

mem do jogo —, mas a qualidade tem outra abundância para os lados da Luz. O benfiquist­a também é um construtor, fortíssimo na finta, cheio de faro e fome de golo. Faz tudo com uma simplicida­de só ao alcance dos brilhantes. E isto com menos cinco anos do que Bruno Fernandes. Dizem que é miúdo, mas joga com a mentalidad­e de um graúdo. Imagine-se o que seriaumjog­adorque pudesse combinar o melhor de ambos... Idênticos no talento, há no entanto uma grande diferença entre os dois na projeção internacio­nal e na perceção de valor.

É Félixquemb­rilhanaimp­ren

saláfora, comparado a Ronaldo. De Espanha à Alemanha, de Inglaterra a Itália, todos lhe tecem loas. Mérito sobretudo do próprio, mas também de quem o promove: Benfica e Jorge Mendes. Faz toda a diferença poder mostrar-se nos palcos europeus: após se ter tornado o jogador mais jovem a fazer um hat trick na Liga Europa, Félix fez correr tinta pelo Velho Continente e foi protagonis­ta da capa do desportivo italiano ‘Tuttosport’ pela segunda vez em menos de um mês.

Aidade é outro ativo que joga a favor do jogador do Benfica. Aumenta a admiração, além de que lhe dá um maior potencial teórico de valorizaçã­o. Mesmo não havendo diferença substantiv­a que o justifique, a verdade é que um é já fenómeno mediático e o outro pode até nunca vir a ser.

Coisas do futebolque ajudama explicar porque para a venda do passe de Bruno Fernandes se fala em 70 milhões, ainda que a cláusula de rescisão seja de 100, e por Félix aparecem somas de 100 milhões, para uma cláusula de 120, que Luís Filipe Vieira quer aumentar.

Há uma dose razoável de incerteza sobre a concretiza­ção destes valores por que anseiam os presidente­s de Benfica e Sporting. O que sabemos é que, infelizmen­te, o futebol português não tem como os segurar por muito tempo. Os milhões acabarão por falar mais alto. Até lá é aproveitar o privilégio de os ter, aos dois e em estéreo, a tocar sinfonias nos relvados portuguese­s.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal