Record (Portugal)

MUNDO RENDIDO A TIGER

- ANA PAULA MARQUES

Colegas, desportist­as de outras modalidade­s e políticos enaltecera­m o ‘regresso’ do astro

Foram muitas as personalid­ades rendidas ao regresso de Tiger Woods às grandes vitórias, depois de alguns anos de calvário, que o atiraram para o abismo, ao ponto de ter ponderado abandonar a competição. Nada disso aconteceu, vencendo o Masters de Augusta pela 5ª vez, sendo este ainda o 15º Major da sua carreira. Há 11 anos que não sabia o que era ganhar uma prova destas... Colegas dos greens, desportist­as de outras modalidade­s e até políticos foram rápidos nas felicitaçõ­es ao norte-americano de 43 anos, em especial os homens que comandaram e comandam os destinos dos Estados Unidos: Donald Trump e Barack Obama, sendo que o elogio feito pelo atual presidente ganha até maior expressão por tudo o que tem marcado a sua gestão, em especial no relacionam­ento com as grandes figuras do país de cor negra. São bem conhecidos os conflitos com outros desportist­as, da NBA ou NFL.

Mas a relação entre Trump e Woods foge a este estereotip­o, sendo bastante afável. Ao ponto de o presidente norte-americano ter anunciado que vai condecorar o jogador com a Medalha Presidenci­al da Liberdade.

Da NBA vieram elogios de Kobe Bryant e Stephen Curry, do ténis de Serena Williams e Rafael Nadal e do futebol de Gareth Bale, entre outros. Dos colegas dos greens, há uma mensagem que se destaca por força de Woods ter-se aproximado do seu recorde de 18 vitórias em majors. Está agora a três do máximo do compatriot­a Jack Nicklaus, grande nome do golfe mundial de 1962 a 1986, período no qual conquistou aquelas vitórias. Há mesmo quem tenha visto a consagraçã­o de Tiger Woods ao vivo, como foi o caso do mais medalhado atleta em Jogos Olímpicos, o também norte-americano Michael Phelps. Há quem tente agora sensibiliz­ar Tiger Woods para fazer também parte da história do maior evento desportivo à escala mundial. “Parabéns Tiger Woods. Que regresso! Concentra-te agora no apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020. Desejo ver-te lá”, escreveu no Twitter o presidente do Comité Olímpico Internacio­nal (COI), o alemão Thomas Bach.

PRESIDENTE DOS EUA, DONALD TRUMP, VAI CONDECORAR O JOGADOR COM A MEDALHA PRESIDENCI­AL DA LIBERDADE

Emoções ao rubro

Para já Tiger Woods só quer saborear o momento, na companhia da família. Foram anos de sofrimento, deitados agora para trás. “Não queria que os meus filhos voltassem a ver-me perder”, disse visivelmen­te emocionado e após abraçar um dos filhos. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal