Record (Portugal)

SOUSA E ‘PEQUE’ FORAM GRANDES

- JOSÉ MORGADO

Número 1 português brilha no Mónaco ao lado de um dos jogadores mais baixos do ATP Tour

Está a ser uma primeira experiênci­a de sonho para João Sousa e Diego Schwartzma­n em Monte Carlo. A dupla luso argentina, que nunca tinha atuado junta antes desta semana, garantiu ontem a qualificaç­ão para os quartos-definal do ATP Masters 1.000 do principado, depois de derrotarem uma das melhores duplas do Mundo nos oitavos-de-final. Sousa, eliminado na ronda inaugural de singulares, e Schwartzma­n, um ex-top 15 que a nível individual já conta com dois quartos-de-final de Grand Slam – US Open 2017 e Roland Garros 2018 – derrotaram o finlandês Henri Kontinen e o australian­o John Peers, a terceira melhor dupla de 2019, por 6-4 e 6-3, em apenas um hora, com uma exibição perfeita, em que se superioriz­aram aos rivais em todos os capítulos, desde o serviço, à resposta, passando pelo jogo de rede. Sousa havia perdido com esta dupla nas meias-finais do Open da Austrália, em janeiro, quando competiu ao lado de outro argentino, Leonardo Mayer.

Nos quartos-de-final, agendados para hoje, Sousa e Schwartzma­n, o jogador mais baixo do top 100 ATP, com 1,70 metros (simpaticam­ente arredondad­os para cima pelo ATP Tour), vão defrontar outra das duplas de topo do ténis mundial: o

JOÃO SOUSA E O ARGENTINO DIEGO SCHWARTZMA­N JOGAM HOJE COM JAMIE MURRAY E BRUNO SOARES NOS ‘QUARTOS’

brasileiro Bruno Soares (ex-número 2 do Mundo) e o britânico Jamie Murray (ex-líder mundial), que já conquistar­am dois títulos do Grand Slam juntos.

João Sousa está pela segunda vez nos ‘quartos’ de pares de um Masters 1.000. Em 2018, ao lado do espanhol Pablo Carreño Busta, o minhoto de 30 anos foi vice-campeão em Roma, só perdendo para Robert Farah e Juan Cabal.

Melhor ranking à porta

A excelente campanha de João Sousa em pares no Masters 1.000 de Monte Carlo já garantiu ao português 180 pontos para esse ranking, que o farão subir muito provavelme­nte até ao 29º posto da classifica­ção, o seu melhor de sempre na variante e, claro, um recorde nacional. Se hoje voltar a ganhar, o melhor ranking de Sousa em pares passará a ser melhor do que o seu recorde de singulares. Atualmente no 51º posto do ranking individual, Sousa chegou a ser 28º em maio de 2016, depois de alcançar o seu melhor resultado de sempre em Masters de singulares: ‘quartos’ em Madrid. *

 ??  ?? EM GRANDE. Sousa joga hoje os ‘quartos’ de pares
EM GRANDE. Sousa joga hoje os ‘quartos’ de pares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal