Record (Portugal)

OS GUARDA-REDES QUE VÃO TENTAR TRAVAR BENFICA E FC PORTO

“Terei um jogo de muito trabalho”

- ARMANDO ALVES

“SEFEROVIC E JOÃO FÉLIX? SÃO EXECUTANTE­S ACIMA DA MÉDIA, MAS O PERIGO PODE VIR DE QUALQUER LADO...”

Com que ambição vai o Portimonen­se a casa do Benfica, líder do campeonato?

RICARDO FERREIRA – Jogar no Estádio da Luz é sempre muito difícil e sabemos disso. Para mais, espera-nos um adversário motivadíss­imo, que vem de uma importante vitória e só depende de si na luta pelo título. Queremos conquistar pontos num contexto reconhecid­amente muito adverso.

Quais os argumentos que o Portimonen­se terá de apresentar para ser bem sucedido? RF – Nestes jogos, o mínimo erro pode revelar-se decisivo. Importa mostrar sempre grande concentraç­ão e empenho e capacidade de entreajuda.

O Portimonen­se foi a última equipa a bater o Benfica neste campeonato... RF – Ganhámos também ao Sporting! A nossa equipa gosta de jogar contra adversário­s destes, que assumem a partida, mas que, por outro lado, permitem algum espaço para mostrarmos a nossa qualidade. Temos um grupo competente, que sabe o que fazer com a bola e que procurará aproveitar para mostrar essa qualidade.

O ataque do Benficaé o mais demolidor deste século. Seferovic ou João Félix tiram-lhe o sono? RF – Previsivel­mente, terei um jogo de muito trabalho. Ainda na última partida, o Sp. Braga perdeu 4-1 e o guarda-redes foi, na opinião de muita gente, o melhor em campo... Na minha função tenho de estar concentrad­o no meu trabalho e não em algum adversário em particular. Sabemos que do outro lado estarão jogadores que mostram uma eficácia e uma qualidade de execução acima da média, mas o Benfica vale pelo coletivo, pelo todo. O perigo pode vir de qualquer lado.

Se o Portimonen­se mantiver a baliza inviolável durante os primeiros 20 ou 30 minutos, isso poderácria­rpressão no Benfica, num estádio lotado? RF – A resposta dada pelo Benfica em Braga não parece apontar para aí... Vamos defrontar jogadores que estão habituados a lutar para ganhar em cada jogo. Mesmo os mais jovens cresceram assim. Prefiro olhar para nós e não para eventuais debilidade­s do adversário. Concentraç­ão e foco, percebendo em cada momento o que temos de fazer. Vamos sofrer e passar por dificuldad­es, mas sabemos que também dispomos de argumentos para ferir o Benfica.

O Portimonen­se que vai à Luz é muito diferente do que bateu o Benfica no início de janeiro... RF – Não podemos negar que perdemos jogadores de enormíssim­a qualidade (Nakajima, Manafá e Ewerton). Chegaram reforços, tivemos de alterar a nossa forma de jogar e a adaptação e o entrosamen­to não se conseguem num estalar de dedos, demoram tempo... Estamos a falar da saída de futebolist­as de eleição, que resolviam jogos muitas vezes, e qualquer equipa se ressentiri­a disso. Tínhamos um processo consolidad­o e no final de janeiro fomos obrigados a recomeçar. O grupo sente que a permanênci­a está garantida? RF – A matemática não nos diz isso. Queremos somar mais pontos. Já poderíamos ter tudo resolvido, pois a qualidade do grupo é inquestion­ável, mas por este ou aquele motivo - admito até que por pensarmos que mais cedo ou mais tarde as contas ficariam fechadas - ainda estamos na luta e queremos terminar o campeonato da melhor forma possível. Todos sabemos que a última imagem é a que permanece. *

 ??  ?? RICARDO FERREIRA
RICARDO FERREIRA
 ??  ?? R I C AR DO FER R EI RA
R I C AR DO FER R EI RA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal