Record (Portugal)

PRESSÃO AO DRAGÃO DOIS MESES DEPOIS

Doze jornadas depois, a águia entra em campo antes do FC Porto e pode dilatar o ‘aperto’ do rival

- FILIPE PEDRAS

Fruto também do que tem sido a calendariz­ação em função da participaç­ão de ambos nas provas europeias – FC Porto na Liga dos Campeões, Benfica na Liga Europa –, os dragões têm vindo a entrar em campo sempre antes dos encarnados no campeonato. Um cenário que agora, com o afastament­o de ambos os emblemas desse tipo de compromiss­os, se altera finalmente. Na prática, dois meses depois, o clube da Luz terá a oportunida­de de inverter o cenário que tem experiment­ado. Agora é o Benfica que tem a oportunida­de de colocar uma pressão extra em cima dos ombros dos azuis e brancos, uma vez que, em caso de vitória na receção ao Portimonen­se, obrigará sempre o rival – entra em campo pelas 20h30, enquanto o pontapé de saída na Luz está marcada para as 18h00 – a bater também o Desportivo das Aves.

Afinal, se vir a águia somar três pontos ante os algarvios, o dragão

DESPIQUE NA FRENTE CONHECE HOJE UMA INVERSÃO NA HORA DE PARTIDA QUE JÁ NÃO SE VIA DESDE A 20ª JORNADA

terá de repetir a dose no seu reduto pouco depois, de forma a manter a distância de dois pontos atualmente em vigor. Caso contrário, o fosso para o atual líder pode dilatar para quatro pontos (em caso de empate) ou cinco, caso os comandados de Augusto Inácio logrem sair do Dragão com três pontos na bagagem. Na verdade, se os pupilos de Bruno Lage vencerem, o FC Porto já entrará sempre em campo cinco pontos atrás, tendo então a possibilid­ade de recuperar três.

Ora, este contexto de ver o Benfica entrar primeiro em ação já não se via desde a 20ª jornada, a 3 de fevereiro, numa ronda em que os encarnados foram a Alvalade disputar um dérbi à tarde (17h30), com vitória por 4-2. Só à noite o FC Porto entrou em campo no terreno do V. Guimarães, tendo na altura ali deixado dois pontos que permitiram a aproximaçã­o benfiquist­a. Depois, à 24ª ronda, os lisboetas foram a casa dos azuis e brancos selar a ultrapassa­gem rumo ao topo, mas a regra foi ver a equipa de Sérgio Conceição jogar sempre primeiro ao longo deste período. *

 ??  ?? DESPIQUE. João Félix ‘mostrou os dentes’ a Pepe no Dragão
DESPIQUE. João Félix ‘mostrou os dentes’ a Pepe no Dragão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal