Record (Portugal)

SEMENYA VINGA- SE

- NORBERTO SANTOS

Sul-africana arrasou em Doha na Liga Diamante, com a melhor marca mundial nos 800 metros

Indiferent­e à decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) que a obriga a baixar os níveis de testostero­na, Caster Semenya deu um verdadeiro espetáculo no Meeting de Doha, que abriu a Liga Diamante, ao ganhar os 800 metros com a melhor marca mundial do ano: 1.54,98 minutos.

Foi a melhor resposta por parte da bicampeã olímpica e três vezes campeã mundial face à decisão do TAS que suportou a federação internacio­nal (IAAF), ordenando que a partir do próximo dia 8, os atletas que corram as distâncias entre os 400 metros e milha vejam reduzidos os limites de testostero­na a 5 nanomoles no sangue. “Vou continuar a treinar e a competir. Não me importa o que possa acontecer a seguir. Irei encontrar sempre uma maneira de seguir em frente”, disse após a rotunda vitória em Doha, afastando a possibilid­ade de abandonar. A sul-africana, que tem como melhor registo pessoal 1.54,25 minutos, não ficou muito distante do recorde mundial, que continua com a checa Jarmila Kratoschvi­lova, com 1.53,28 desde 1983. Pela quinta vez na carreira, Caster Semenya baixou da barreira de

“VOU CONTINUAR A TREINAR E A COMPETIR. NÃO ME IMPORTA O QUE POSSA ACONTECER A SEGUIR”, DIZ A SUL-AFRICANA

1.55 minutos e estendeu para 39 o número de vitórias consecutiv­as nos 800 metros.

A melhor resposta da bicampeã olímpica foi dada na pista, deixando bem longe as suas adversária­s: Francine Niyonsaba, do Burundi, foi 2ª (1.57,75 minutos) e Ajee Wilson, dos EUA, 3ª (1.58.03).

Nas restantes provas há que salientar a vitória do sueco Daniel Stahl no disco com a melhor marca mundial do ano, com 70,56 metros, que é igualmente recorde do meeting e do seu país.

Nos 800 metros masculinos, Nigel Amos, do Botswana, venceu com 1.44,29 minutos e nos 3.000 metros femininos excelente marca para a queniana Hellen Obiri, com 8.25,60 minutos. *

 ??  ?? CATEGÓRICA. Caster Semenya não deu hipóteses
CATEGÓRICA. Caster Semenya não deu hipóteses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal