Record (Portugal)

Futebol não é ciência exata

- José Pereira Presidente da ANTF

Afinal, não existe a chamada ciência exata no futebol. Nada fazia prever, por mais fórmulas e até geringonça­s, que Barcelona e Ajax não fossem os finalistas da Liga dos Campeões. A imprevisib­ilidade e a falência de verdades absolutas no futebol demonstrar­am o quão enganados estão a maioria dos comentador­es futeboleir­os, que conseguem audiências e que incomodam quem de futebol tem tanta experiênci­a – quer do treino quer do jogo.

Quando ouvimos algumas pessoas falarem com tanta propriedad­e do seis, do oito, do nove ou do quatro, depois destes jogos confirmamo­s que existe futebol para além do número da posição. Outras ciências, outras táticas, outras estratégia­s se

AINDA BEM QUE TANTO O LIVERPOOL COMO O TOTTENHAM NOS RECORDARAM QUAL A ESSÊNCIADO FUTEBOL

completara­m para que fosse possível tal desiderato. Ainda bem que assim aconteceu, não pelos clubes – tanto me faz –, mas para recuperar a realidade do jogo, que pela própria palavra se trata de algo que nem sempre é controláve­l. Ainda bem!

Tal com prevíramos anteriorme­nte, a forma exacerbada como têm sido comentados alguns jogos do nosso campeonato tem proporcion­ado desenlaces para jogadores, treinadore­s e árbitros. Estes são momentos que em nada ajudam a promover o nosso futebol, bem como a mensagem necessária de pacificaçã­o que tanto necessitam­os.

OIkerregre­ssouacasae à suafamília­e com ele a satisfação de que o pior está passado, mas não ultrapassa­do. Aqui deste cantinho desejamos-lhe as maiores felicidade­s e, se não puder voltar a jogar, que continue com a sua forma de estar a irradiar simpatia e classe de saber estar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal