Record (Portugal)

“Sempre teve o desejo de chegar ao topo”

- RICARDO GRANADA

ALESSANDRO DE GUIDI FOI PREPARADOR DO MÉDIO Italiano recorda obsessão de Bruno pelo trabalho até após os treinos e vê-o em “qualquer grande europeu”

Aos 24 anos, Bruno Fernandes é um dos jogadores mais pretendido­s do futebol europeu e para tal em muito contribuiu o percurso em Itália, como de resto o próprio já reconheceu, país para onde emigrou com apenas 18 anos. Ora, quis descobrir qual o segredo para a ‘explosão’ do médio e chegou à fala com Alessandro De Guidi, ex-preparador físico do português na Udinese entre 2013 e 2016, que nos descreveu um verdadeiro ‘viciado’ pelo trabalho, físico ou com bola. “O facto de já ter 50 jogos pelo Sporting esta época não me surpreende. Fisicament­e é dos melhores com quem trabalhei, tem uma capacidade aeróbica fora do normal. Fazia em média 12 km por jogo, sempre a alto nível nos 90’. E o que me agradava mais é que, no final, pedia-nos para lhe mostrar os dados que recolhíamo­s no seu colete GPS. Poucos jogadores o fazem”, vincou De Guidi, de 35 anos. “Apesar de, na Udinese, ser um dos mais jovens, não tinha medo de nada e já era um líder. Aprendeu muito com os jogadores mais experiente­s, como o Di Natale”, apontou, revelando que o mais difícil era mesmo retirar o português... do relvado: “Queria sempre trabalhar mais após os treinos e, por vezes, tínhamos que o impedir, para que não entrasse em sobrecarga. Mesmo em dia de folga, aparecia no estádio para treinar e ir ao ginásio. E quando não jogava pelos AA pedia

Record

“MESMO DE FOLGA IA AO ESTÁDIO E AO GINÁSIO. E QUANDO NÃO JOGAVA PELOS ‘AA’ PEDIA PARA FAZÊ-LO NA SEGUNDA EQUIPA”

para fazê-lo na segunda equipa.” Por estes motivos - e mais alguns -, o italiano não tem dúvidas de que Bruno está destinado ao estrelato: “Ele sempre teve as qualidades e o desejo de chegar ao topo. Pode jogar em qualquer grande europeu.” * Bruno já confessou que foi em Udine onde mais trabalhou a técnica e o remate, em especial com o ex-jogador e técnico Paolo Miano. Uma relação que, segundo De Guidi, perdura até aos dias de hoje. “Miano jogou na Udinese com Zico e no Nápoles com Maradona, trabalhar com ele é um privilégio e o Bruno aproveitav­a sempre que possível. Ainda têm um elo especial. Trabalho com o Paolo numa equipa de formação, o Donatello FC, e ele transmite várias vezes o exemplo do Bruno aos miúdos”, salientou o preparador.

 ??  ?? CALCIO. Bruno desenvolve­u o seu potencial na Udinese
CALCIO. Bruno desenvolve­u o seu potencial na Udinese
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal