Record (Portugal)

Respeito de todos e por todos

Luciano Gonçalves

- DE RESPONSABI­LIDADE

Entrámos na reta final dos campeonato­s e, como de costume, ainda há muita coisa por decidir. Como sempre, haverá vencedores e derrotados, haverá equipas que atingem os seus objetivos e outras que não. São estas as regras do jogo e são as mesmas desde o início da temporada. Que todos aceitem o desfecho final, mesmo que não lhes seja favorável, com sentido de responsabi­lidade e respeito, orgulhando-se pelo que fizeram bem e aproveitan­do para repensar aquilo que correu de menos bem. Porque como em tudo na vida, a resposta estará sempre na autocrític­a e reflexão interna; só assim poderemos melhorar.

Foi uma semana marcada por dois extraordin­ários jogos da Liga dos Campeões, que prenderam a respiração a qualquer adepto de

QUE TODOS ACEITEM O DESFECHO FINAL COM SENTIDO E RESPEITO

futebol em todo o mundo. Glória aos vencedores, honra aos vencidos – e ninguém perdeu tempo a apontar o dedo aos árbitros, normalment­e o elo mais fraco para quem não vence.

Não deixa de ser curioso que estejam nas duas finais europeias quatro equipas da Premier League. Inglaterra, tal como Portugal, não teve nenhum árbitro de campo no último Mundial, disputado na Rússia. E, aliás, os seus juízes são menos requisitad­os para dirigir jogos no estrangeir­o do que os nossos. Não é por isso que deixaram de ter qualidade e, num campeonato altamente profission­alizado e competitiv­o, poucas vezes são motivo de ataques ou sequer de notícia.

É mais um daqueles campos em que temos muito a aprender com os melhores.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal