Record (Portugal)

RECONQUIST­A VALE 70 MC

ENCAIXE MÍNIMO COM PRESENÇA NA CHAMPIONS, RECEITAS DE BILHETEIRA E CONTRATOS COMERCIAIS

- NUNO MARTINS E SÉRGIO KRITHINAS

ENCARNADOS GANHAM EUROMILHÕE­S COM O TÍTULO

conquista do campeonato permitirá à SAD do Benfica encaixar 70 milhões de euros. Esta é a estimativa, conservado­ra, dos encarnados. O ‘bolo’ será maior, mas aqui entram variáveis não quantificá­veis, como a performanc­e na Liga dos Campeões ou a valorizaçã­o dos jogadores.

Ao que Record apurou, de acordo com as contas dos responsáve­is benfiquist­as, os 70 milhões de euros têm em conta a entrada direta na Champions, o ‘market pool’ (verba relacionad­a com o mercado televisivo de cada clube), o aumento da receita de bilheteira e de marketing e os contratos comerciais e de patrocínio.

A fatia de leão virá da principal prova de clubes organizada pela UEFA. Se cruzar a meta em primeiro lugar, o Benfica garantirá, na pior das hipóteses, 41,842 milhões de euros. No melhor cenário, entrarão nos cofres da Luz 44,058 milhões.

Nesta altura, e uma vez que ainda não está definido o quadro de 32 participan­tes, o Benfica pode entrar em 7º, 8º ou 9º lugar. Estar mais acima ou mais abaixo tem a ver com o apuramento ou não de FC Porto e Arsenal (no caso da equipa inglesa, só possível se vencer a Liga Europa).

Cada clube recebe 15,25 milhões de euros pelo apuramento para a fase de grupos da Champions. Depois, como já aconteceu esta temporada, a UEFA dará um bónus, que varia conforme o lugar que o clube ocupa entre os 32 participan­tes. Esse prémio começa nos 32 milhões de euros, valor multiplica­do por 1,108, e a contagem vai regredindo. Assim, se as águias entrarem em 7º lugar, receberão 26 milhões multiplica­dos por 1,108 (44,058 M€) a que se somam os tais 15,25 M€. Em 8º, a verba total será de 42,95 milhões (como esta época) e, em 9º, de 41,842 milhões. A via mais fácil para deitar mão aos milhões é pelo menos empatar amanhã, diante do Santa Clara, e garantir o 37º título de campeão, evitando assim eventuais dissabores nas eliminatór­ias de qualificaç­ão.

Contas de 2018/19

Relativame­nte à Liga dos Campeões, e sempre em caso de apuramento, o valor total dependerá do rendimento desportivo. E isto porque cada vitória é desde esta

Champions mais do que triplicou

No prospeto do empréstimo obrigacion­ista, cujos resultados da oferta pública de subscrição serão divulgados hoje, a SAD do Benfica destaca a importânci­a das receitas da Champions, além da venda de jogadores e da internacio­nalização da marca, para que possa manter o equilíbrio financeiro. Se não, vejamos: como pode ver-se no prospeto enviado à CMVM, a 31 de dezembro de 2018, os encarnados haviam recebido 52,767 milhões de euros, montante que já inclui o ‘market pool’ (790 mil euros) e fair play financeiro (600 mil). O valor total mais do que triplicou, quando comparado com a temporada passada. A participaç­ão na Liga dos Campeões de 207/18 saldouse por um encaixe de 16,515 milhões de euros. Esta diferença explica-se pelo aumento dos prémios da UEFA. temporada premiada com 2,7 mi- lhões de euros e o empate com 900 mil euros.

Na campanha europeia de 2018/19, a SAD liderada por Luís Filipe Vieira garantiu 52,35 milhões de euros, sem contar com o ‘market pool’. Pela participaç­ão na fase de grupos da Liga dos Campeões, com duas vitória e um empate. Depois, pela chegada aos quartos-de-final da Liga Europa, foram acrescenta­dos mais 3,1 milhões de euros à conta dos encarnados. Como se percebe, em jogo está muito mais do que um título de campeão. *

VERBA A RECEBER DA UEFA AINDA ESTÁ DEPENDENTE DO LUGAR DAS ÁGUIAS ENTRE OS 32 PARTICIPAN­TES

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal