Record (Portugal)

Autarquia reconhece evento especial

-

Corria o mês de Junho de 1970 e a então vila de Águeda recebia a primeira prova de motocross, prova a contar para o campeonato nacional e organizado pelas quatro colectivid­ades locais: GICA, Algés, Orfeão e Recreio. As duas rodas sempre fizeram parte dahistória­de Águeda, paraEdson Santos Vice-Presidente daautarqui­a a visibilida­de que o Mundial de MXGP trás ao concelho e à região é enorme.

Águeda volta a receber a “nata” mundial da modalidade. O que representa este evento para o município?

É bastante importante, desde logo para a promoção de Águeda enquanto parte integrante de um circuito desportivo de nívelmundi­al, mas também para a economiae turismo concelhio. Todos os anos são milhares os seguidores e aficionado­s da modalidade que se deslocamao Cróssodrom­o do Casarão e tornam a realização desta etapa tão especial.

O MXGP e o GP Abimota são os dois principais eventos ligados às duas rodas. Que outros eventos ligados ao sector acontecem em Águeda?

Procuramos ser bastante dinâmicos nesta área, a realização do MXGP e do GP Abimota são marcos importante­s a cada ano, mas há mais, recentemen­te tivemos em Águeda a partida de uma etapa da volta a Portugal do futuro em bicicleta e que deixaram as melhores impressões da organizaçã­o da prova na nossa cidade. Tivemos também a realização do Bairrada Ultra Marathon, prova com a extensão total de cerca de 150km, que representa um novo formato de BTT, da qual o Município é parceiro há já 4 edições. Estamos sempre atentos à possibilid­ade de organizar eventos desportivo­s e culturais que tragam à nossa cidade e ao nosso concelho turistas e visitantes.

A indústria das duas rodas sempre foiparte importante dotecido industrial do concelho de Águeda, ainda é assim nos dias que correm?

Pela tradição e as origens da sua indústria, Águeda sempre foi reconhecid­a como um concelho onde o desenvolvi­mento económico está aliado ao setor e ao sucesso das empresas da área. O evoluir da tecnologia e o surgimento de novos mercados emergentes, com produtos e preços bastante competitiv­os levou a que as empresas existentes tenham necessitad­o de dar um salto tecnológic­o. E assim aconteceu. Temos em Águeda bons exemplos de empresas neste setor, que se modernizar­am e neste momento exportam além-fronteiras.

São esperadas cerca de 30 mil pessoas nos dois dias de prova, que sugestões deixa para os visitantes?

Espero que todos possam desfrutar em segurança, daquele que serácertam­ente umgrande espetáculo desportivo, e que aproveitem a sua deslocação a Águeda para procurar conhecer também o concelho. Somos uma região que sabe muito bem receber e onde a gastronomi­a e a natureza assumem um papel muito importante. Visitem Águeda *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal