Record (Portugal)

“BENFICA DE LAGE É DE INSPIRAÇÃO INGLESA”

O avançado do Sheffield Wednesday, de 25 anos, fez o balanço da melhor temporada a faturar na carreira ao mais alto nível (10 golos), deixando elogios ao agora treinador das águias, com quem trabalhou entre 2015 e 2017

- TEXTOS FLÁVIO MIGUEL SILVA FOTOS FERNANDO FERREIRA

“RECUPERARA­M DE SETE PONTOS DE DESVANTAGE­M E SÓ POR ESSE FACTO É UMA EQUIPA MERECEDORA”

Qual é o balanço coletivo e individual da época uma semana após o fim do Championsh­ip?

LUCAS JOÃO – Individual­mente, o início foi bom. Tinha vindo a fazer alguns golos importante­s. Estava a correr tudo bem. A nível coletivo não foi o esperado porque o nosso objetivo era a promoção à Premier League, mas temos de continuar à procura disso nas próximas épocas.

+ Em janeiro, o Sheffield Wednesdaye­stava emzonade playoff. O que correu mal? LJ – Os jogos mais importante­s foram aqueles em que facilitámo­s. Foi aí que morremos na praia.

+ Bruno Lage foi seu treinador adjunto na equipa técnica de Carlos Carvalhal em Sheffield. Que opinião tem dele? LJ – Tenho boas recordaçõe­s dele. Exigia muito mesmo, não sendo o treinador principal. Puxava muito por nós, preocupava-se com os avançados e com a parte de finalizaçã­o, principalm­ente. ‘Vamos fazer, vamos!’, puxava por nós. Fiquei com excelentes recordaçõe­s. No que toca ao trabalho é muito sério, mas fora dele é uma pessoa muito engraçada.

+ Mesmo não sendo treinador principal na altura, já tinha aquele ritual de subir ao relvado para ver como está o ambiente? LJ – Claro que sim. Tinha esse ritual e por vezes ainda filmava, via-o a fazer muito esse ritual e coisas do género.

+ O agora treinador do Benfica mostra o gosto que tem em falar de futebol nas conferênci­as de imprensa. Já era assim quando treinava em Inglaterra? LJ – Era igual. Não mudou exatamente nada. Ele respira futebol. Estava sempre a estudar ou analisar qualquer coisa relacionad­a com o futebol e inclusivam­ente lançou um livro que eu tive o prazer de ter e de ele o autografar. É uma pessoa que está a demonstrar que todo o trabalho vale a pena porque trabalhou muito para estar onde está. + Consegue perceber-se o cunho de Lage neste Benfica?

LJ –Sim, está a correr bem mas também poderia correr mal. Como ele diz, grande parte do mérito é dos jogadores. Os jogadores aceitaram-no e aceitaram também as ideias.

+ O conceito de família que Lage menciona tantas vezes é algo que já vem de trás, desde Sheffield? LJ – A palavra ‘família’ está sempre na sua boca. É uma pessoa que adora o seu filho. Presenciám­os isso. Qualquer tempo que desse para fugir lá ia ele. Era compreensí­vel, é difícil viver longe da família. Ele tratava-nos como seus familiares. É por isso que as coisas correm bem. Esse carinho e essa familiariz­ação é que o tornam uma pessoa diferente.

+ Pode dizer-se que este Benfica de Bruno Lage é de inspiração inglesa, até pelos 99 golos? LJ – É, digamos que sim, pelas ideias que ele implemento­u. Posso dizer que é muito similar ao que nós fazíamos. Nota-se pelo jogo do Benfica. Estão diferentes e a intensidad­e é muito melhor. Isso notase nos resultados e nos números. Chegar quase a 100 golos… são números muito elevados.

+ O Benfica está a umponto do título. Se o confirmar será um justo campeão? LJ –Sim. Recuperara­m de 7 pontos de desvantage­m e só por esse facto é uma equipa merecedora. O FC Porto é muito forte. O quarteto defensivo é incrível. Não sei o que se passou, mas o Benfica aproveitou as falhas do FC Porto para dar a cambalhota na tabela. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal