Record (Portugal)

O Benfica é incrível, não é?

ALIGAQUE NUNCAMAIS ACABA. AS DUAS RENOVAÇÕES DE CONCEIÇÃO ANUNCIADAS EM DOIS MESES E MEIO. E OS QUASE SETE MESES QUE SE PASSARAM ENTRE UMA DERROTADO BENFICANO JAMORE O DIADE HOJE

- Leonor Pinhão Jornalista

O PRESIDENTE DO FC PORTO ANUNCIOU QUE CONCEIÇÃO “FICA MAIS DOIS ANOS”. OU TRÊS?

noite conhecerem­os o nome do campeão. No entanto, o campeonato não acaba hoje, como seria suposto, acaba amanhã. Há ainda jogos no domingo e só depois se dará por encerrada, com a elegância possível, a Liga de 2018/19. Verdadeira­mente elegante era o final do campeonato no tempo em que nas três últimas jornadas todos os jogos se disputavam à mesma hora, isto por causa das tosses. Agora já não é assim. A Liga Portugal deve ter, com certeza, uma justificaç­ão qualquer para este atropelo ao bom senso e ao fair play, uma justificaç­ão que não passe pela ditadura da programaçã­o e dos horários das transmissõ­es televisiva­s dos jogos de futebol da divisão maior. A existir uma explicação da Liga, e tem de existir, só pode ser altamente satisfatór­ia para o estimado público, para as autoridade­s e para os cómicos deste país. O presidente do FC Porto anunciou esta semana que o treinador “fica mais dois anos”. Há dois meses e meio que Pinto da Costa não falava sobre o contrato de Sérgio Conceição. A última vez que Pinto da Costa falara sobre tal assunto foi no primeiro dia de março, véspera do encontro FC Porto- Benfica no Estádio do Dragão. Em função do resultado registado nesse jogo, 2-1 para os forasteiro­s, ninguém se precipitar­á a concluir que foi de mestre a cartada emocional do presidente em prol da posição e do estatuto de Sérgio Conceição face ao grupo de trabalho. Ainda assim, houve gente picuinhas que torceu o nariz perante a exiguidade da prorrogaçã­o contratual – um anito apenas –, detetando nessa contenção fortes sinais de dúvidas presidenci­ais. Mas o que lá vai, lá vai. O que importa é que só esta semana, nas vésperas do fecho da prova, voltou Pinto da Costa a abordar o tema do treinador e do contrato para anunciar que Sérgio Conceição “fica mais dois anos”. Mas serão mais dois anos sobre o contrato que vigorava antes de 1 de março ou serão mais dois anos sobre o outro contrato de mais um ano anunciado na véspera da receção ao Benfica? É que se for o último caso, pode-se até concluir que, afinal, Sérgio Conceição fica mais três anos no Dragão. Amanhã à noite é que já se vai perceber alguma coisa tanto sobre o contrato, como sobre o treinador. E também sobre o presidente, obviamente.

Por finais de outubro, assinando uma exibição deplorá

vel, o Benfica perdeu por 2-0 com o Belenenses consentind­o que o FC Porto fugisse para a liderança do campeonato. Ao intervalo, uma parte muito significat­iva dos adeptos benfiquist­as presentes no Jamor começou a abandonar o recinto. Tratou-se de uma manifestaç­ão silenciosa mas veemente. Chovia a potes mas não era por causa da chuva que se iam embora. Foram-se embora porque não acreditava­m. Quase sete meses se passaram e o estado de ânimo nas hostes vermelhas é diferente. Muito diferente mesmo. O Benfica é incrível, não é?

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal