Record (Portugal)

À PROCURA DO SONHO

- RICARDO CHAMBEL

São seis os jovens dos escalões de formação que procuram convencer o técnico César Peixoto

O sonho de jogar na equipa principal da Académica é cada vez mais real. Este é, por certo, o pensamento que orienta o caminho de Diogo Sá, António Ribeiro, Tiago Veiga, Zé Maria, Pedro Pinto e Dani, seis jovens jogadores da formação dos estudantes que, nestas últimas semanas, têm trabalhado sob o olhar criterioso do treinador César Peixoto.

O objetivo é comum e passa por poderem vestir a camisola da equipa principal da Briosa. Todos eles já o fizeram, em jogos particular­es, mas Dani é o único que se pode orgulhar de já o ter feito oficialmen­te. “Desde que vim para a Académica que o meu objetivo passava por me estrear na equipa principal”, começou por afirmar o jovem extremo, de 18 anos, elogiando, depois, César Peixoto. “Ele não tem qualquer receio de apostar nos jovens. Não é qualquer um que lança um miúdo de 18 anos em duas eliminatór­ias da Taça da Liga”, sublinhou.

Pedro Pinto, médio, mostra a mesma confiança. “Não estava à espera de ter esta oportunida­de. Quando era pequeno, via o Hugo Almeida na televisão e agora estava ali ao pé de mim”, constata o criativo, ciente das diferenças que existem entre as duas realidades. Filho de Nuno Gaioso Ribeiro, administra­dor da SAD do Benfica, António Ribeiro dividiu o ano passado entre a academia dos estudantes e o Seixal. Para o defesacent­ral, de 19 anos, a diferença entre as duas realidades existe, “principalm­ente ao nível das infraestru­turas, onde o Benfica é uma potência mundial”. Mas diz que em Coimbra “também se trabalha muito bem”.

Ainda que admitam que a transição para o futebol sénior não é fácil, todos acreditam que o fator determinan­te para o sucesso é o trabalho e não a... data de nascimento. “A adaptação é difícil, mas com a ajuda dos meus companheir­os é mais fácil.”

“O desejo é estrearmo-nos na equipa principal. Temos de conquistar o nosso espaço.”

“Se trabalharm­os nos limites, acredito que o treinador vai apostar em nós.”

“Carregar este símbolo na 2.ª Liga é o objetivo principal.”

“Jogar nos sub-23 não é um passo atrás, mas o que quero é jogar na 2.ª Liga.”

“Atletas são formados para irem para a equipa principal.”

 ??  ?? PRATA DA CASA. Diogo Sá, Dani, Pedro Pinto, Tiago Veiga, Zé Maria e António Ribeiro espreitam oportunida­de
PRATA DA CASA. Diogo Sá, Dani, Pedro Pinto, Tiago Veiga, Zé Maria e António Ribeiro espreitam oportunida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal