Record (Portugal)

TEREMOS SEMPRE PARIS

- FILIPE BALREIRA

A nova temporada da liga francesa arranca amanhã, e em relação às contas pelo título, acabam por não existir grandes dúvidas: o PSG parte na frente como grande favorito a conquistar o tricampeon­ato e terá por perto alguns rivais a tentar importuná-lo. Ainda assim, o cetro de campeão é apontado à capital, mas pode existir uma luta bem mais interessan­te nos lugares logo abaixo. É que se em 2018/19 o Lille teve uma temporada surpreende­ntemente positiva e conseguiu segurar convictame­nte a segunda posição do pódio, este ano várias equipas prometem lutar pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões, com alguns portuguese­s a tentarem terminar no pódio.

Antes do arranque da Ligue 1, as casas de apostas colocam o PSG isolado na frente, seguido do Lyon em 2º e o Marselha em 3º, ficando o Monaco em 5º e o

Lille em 6º. Ora, isto acaba por ser na teoria e o que conta é mesmo dentro de campo. Aí, Leonardo Jardim vai abrir as hostes da nova temporada e logo num duelo entre portuguese­s. O Monaco recebe amanhã o Lyon e o técnico português vai até apadrinhar a estreia oficial de Sylvinho como treinador principal. O brasileiro comanda o Lyon, que conta com Anthony Lopes e que se reforçou bem neste defeso. De resto, a formação do sudeste francês quer mostrar que é a segunda maior força do país na visita ao principado. No entanto, vai ter pela frente um Monaco que pretende mostrar uma cara lavada em relação à época transata. Com Gelson Martins - contratado por 30 milhões de euros ao At. Madrid neste defeso -, Rony Lopes e Gil Dias no plantel, Leonardo Jardim tentará não passar pelos calafrios da última temporada e a direção é clara ao apontar como objetivo voltar aos lugares cimeiros da classifica­ção. Só que para isso Jardim quer mais reforços e não está preparado para perder Falcão. “É um dos nossos melhores jogadores, cem por cento profission­al e o nosso goleador nos últimos anos. É claro que quero que fique”, atirou o técnico e vincou: “Espero que cheguem bons jogadores. Falta eficácia. Foi um dos problemas na época passada. Quero bons jogadores, não importa a idade. A qualidade é que é importante.”

Já o Lille quer repetir o nível da época passada. A equipa onde atuam José Fonte, Xeka e agora Tiago Djaló alcançou a sua melhor classifica­ção (2º lugar) desde que havia sido campeã em 2011 e terá um grande desafio pela frente na liga que se avizinha. Após a saída das duas principais referência­s de ataque (Rafael Leão e Nicolás Pépé), Luís Campos fez chegar o médio turco Yusuf Yazici e o avançado nigeriano Victor Osimhen para ajudarem Christophe Galtier a conseguir uma época tão boa como a anterior.

Na frente da classifica­ção promete também intrometer-se o Marselha. O histórico clube francês passa por dificuldad­es financeira­s – tem um passivo superior a 80 M€ e está ameaçado pelas diretrizes do fair play financeiro da ÚLTIMOS VENCEDORES Equipa Ano PSG 2018/19 PSG 2017/18 Monaco 2016/17 PSG 2015/16 PSG 2014/15 PSG 2013/14 PSG 2012/13 Montpellie­r 2011/12 Lille 2010/11 Marselha 2009/10

PSG espera novo passeio na liga, com os restantes lugares do pódio a serem visados por portuguese­s

LIGUE 1 UEFA –, mas André Villas-Boas chegou para reerguer a equipa. O treinador já garantiu que quer terminar no top 3, o que significar­ia a ida à Champions, algo que não acontece desde 2013/14. Outro clube orientado por um português é o Bordéus. Sob a alçada de um investimen­to do milionário norte-americano Joseph DaGrosa, os girondinos pretendem melhorar os resultados recentes na liga com a liderança de Paulo Sousa. O técnico luso chegou ao clube a meio da época passada e quer agora conseguir melhores resultados.

Neymar é pedra no sapato

O PSG parte como grande favorito, mas vive tempos conturbado­s devido a Neymar. O clube parisiense até tem motivos para sorrir após ter vencido a supertaça frente ao Rennes, mas a possível saída do brasileiro continua a dar que falar. A relação entre o avançado, de 27 anos, e a direção do clube não é a melhor, como tem sido noticiada em França, e futuro de Neymar é uma incógnita. Um assunto que fará correr muita tinta até ao fecho do mercado, a 2 de setembro.

 ??  ??
 ??  ?? ANDRÉ VILLAS-BOAS
ANDRÉ VILLAS-BOAS
 ??  ?? PAULO SOUSA
PAULO SOUSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal