Record (Portugal)

Linhas certificad­as

-

A Liga 2019/20, que ontem começou em Portimão, conhece um ‘upgrade’ essencial para a construção da Verdade Desportiva: os vídeo-árbitros e a arbitragem em geral passam a contar com as linhas certificad­as de fora-de-jogo. É uma excelente notícia, embora saibamos que, no nosso futebol, entre confabulaç­ões e excessos de ‘soluções criativas’, haverá sempre argumentos para desviar o foco das atenções. Nisso, não há candidatos ao título. São (quase) todos campeões nacionais. Apostar nas questões pendentes relacionad­as com a arbitragem é meio caminho andado para os clubes deixarem de usar os bodes expiatório­s do costume e concentrar­em-se nos seus problemas. A FPF e a Liga estão de parabéns por mais esta conquista.

Foi bom ver o SC Braga e o Vitória Sport Clube, de Guimarães, a prestigiar o futebol português além-fronteiras. Os bons resultados deveram-se também às enormes debilidade­s defensivas de Brondby e Ventspils, mas houve aspectos positivos em ambas as exibições. O futebol português precisa que as equipas de Sá Pinto e Ivo Vieira estejam ‘vivas’ neste campeonato.

Voltando ao Canal 11, da FPF. Se a comunicaçã­o social tivesse uma ‘UEFA’ qualquer a financiar os conteúdos jornalísti­cos dos canais de TV, e ainda por cima sem grandes preocupaçõ­es com resultados, podem crer que tudo (em termos de reconhecim­ento da opinião pública em relação ao trabalho dos jornalista­s) seria mais fácil. Assim, é apenas um caso de ‘concorrênc­ia desleal’. Num país de singularid­ades, é mais um enterro ao som do rock and roll. O defunto finge estar vivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal