Record (Portugal)

MOSTRA EVOLUÇÃO NO POSICIONAM­ENTO

- NUNO MARTINS E VALTER MARQUES

Adaptado à direita, jovem tem corrigido a forma como recebe e conduz a bola

Transforma­do em lateral-direito, Nuno Tavares tem feito trabalho específico que consiste em colocar-se corretamen­te para receber e conduzir a bola, o que se designa por ‘orientação dos apoios’, mas também de ‘bola descoberta’, ou seja, transições defensivas sem pressão. Esse trabalho já começa a dar frutos, como se viu no jogo com o Paços de Ferreira, traduzindo-se num golo marcado e em duas assistênci­as.

O trabalho dos apoios é importante para os defesas, que procuram sempre melhorar nesse capítulo. No caso de Nuno Tavares, ganha ainda maior relevância, uma vez que passou do flanco esquerdo para o contrário e, sendo canhoto, já demonstrou dificuldad­es em usar o pé direito. De acordo com as nossas informaçõe­s, como tem os apoios ao contrário, o internacio­nal sub-19 muitas vezes recebe a bola de frente para a baliza encarnada – logo, de costas para o jogo –, ficando assim com margem de manobra reduzida, só podendo jogar para o lado ou para trás.

Num trabalho que vem desde a pré-temporada, quando André Almeida estava em recuperaçã­o e Tyronne Ebuehi em reintegraç­ão –, Tavares começou a fazer horas extras para corrigir os apoios para se colocar corretamen­te. A ideia é orientar-se melhor em campo, para receber e conduzir a bola e para trocar com os companheir­os.

Titular nos dois primeiros jogos da temporada, diante de Sporting e Paços de Ferreira, o lateral das águias já mostrou evolução, com os apoios orientados corretamen­te, como aconteceu no lance do quinto e golo: junto à linha lateral, estava de lado para o jogo. Recebeu a bola com o pé direito, progrediu, acabando por centrar com o mesmo pé, rasteiro e em força. Vinícius concluiu o lance com êxito.

Jogador das águias que mais centrou (ver infografia­s), ainda exibiu alguns desacertos e até surpreende­u Bruno Lage, no golo que marcou – um remate em arco, de pé esquerdo, de fora da área. “Ninguém estava à espera que ele aparecesse ali, nem eu. Estava a pedir uma coisa e fez outra”, disse o técnico.

INTERNACIO­NAL SUB-19 FAZ HORAS EXTRAS PARA TRABALHAR O QUE SE CHAMA ORIENTAÇÃO DOS APOIOS

 ??  ?? FRUTOS. Frente ao Paços, Tavares já se colocou corretamen­te, como no lance do quinto golo: estava de lado para o jogo quando recebeu a bola
FRUTOS. Frente ao Paços, Tavares já se colocou corretamen­te, como no lance do quinto golo: estava de lado para o jogo quando recebeu a bola
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal