Record (Portugal)

JOÃO RODRIGUES HERÓI NO PORTO

Algarvio foi o mais forte no contrarrel­ógio e, aos 24 anos, festejou a vitória na Volta a Portugal

- PEDRO FILIPE PINTO

FC PORTO SOMA MAIS UM TRIUNFO

Está encontrado o vencedor da Volta a Portugal mais emocionant­e dos últimos anos. Numa luta nunca antes vista com os dois corredores a chegarem empatados ao último ‘round’, foi João Rodrigues a ficar em pé, conseguind­o atirar Jóni Brandão ao tapete mesmo na derradeira hipótese.

O que se viu ontem não foi um contrarrel­ógio normal. Os 19,5 quilómetro­s que ligaram Vila Nova de Gaia à Avenida dos Aliados, no coração do Porto, tinham a responsabi­lidade de concretiza­r o sonho de um corredor e as ruas vestiram-se a rigor. O público, como era óbvio, tinha um favorito: João Rodrigues...havia uma cidade inteira a empurrá-lo para revalidar um título que é da equipa desde 2013 (como FC Porto a partir de 2016) .

O algarvio saiu de Vila Nova de Gaia às 16h48 e, 27.31 minutos depois, chegou passou a linha de meta, batendo o melhor tempo que, na altura, pertencia ao companheir­o António Carvalho. A partir daí todos começaram a pensar que a Volta já estava ganha para João Rodrigues, até porque, no ponto de cronometra­gem intermédio, o líder dos azuis e brancos já levava 21 segundos de vantagem para Jóni Brandão.

Já com toda equipa reunida em redor de João Rodrigues, começaram a contar-se os segundos para a chegada de Jóni. Até que essa contagem atingiu os dois minutos e... o líder da Efapel ainda não tinha chegado. Estava feito! Instalou-se a loucura no coração do Porto e o rei da festa era João Rodrigues, que, a partir daí, foi levado em ombros por Samuel Caldeira. Estavam em casa! Jóni Brandão fez um excelente contrarrel­ógio (foi 3º), mas foi 27 segundos mais lento do que o vencedor de etapa. Aos 24 anos, João Rodrigues torna-se o mais jovem vencedor da Volta em 14 anos.

 ??  ??
 ??  ?? HERÓI. João Rodrigues aos ombros de Samuel Caldeira
HERÓI. João Rodrigues aos ombros de Samuel Caldeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal