Record (Portugal)

HÁ UM HERÓI EM

- LUÍS SANTOS

Pais de João Rodrigues receberam-nos na pequena localidade que fica a 15 km de Tavira

João Rodrigues, vencedor da 81ª Volta a Portugal, nasceu há 24 anos, a 15 de novembro, na freguesia da Sé, em Faro, mas toda a sua vida foi e é feita em Faz Fato, pequena localidade que fica a 15 quilómetro­s de Tavira, na Freguesia da Conceição de Tavira, lá para o interior da serra.

Foi pela estrada onde habitualme­nte treina o novo herói do pelotão português que chegámos a Faz Fato. À nossa espera estavam Irene e Álvaro Rodrigues, os pais do ciclista, que pese embora terem acabado de chegar do Porto, onde assistiram à consagraçã­o do filho, receberam-nos de coração cheio.

Irene Rodrigues começou por nos contar como foi a infância de João Rodrigues no interior da serra de Tavira, revelando que desde cedo o filho mostrou gosto pela bicicleta, referindo que aos 3 anos foi premiado com a primeira. “Queria dormir com ela.” Antes de singrar de vez no ciclismo, João Rodrigues experiment­ou o futebol ‘puxado’ pelos colegas quando foi estudar para Tavira, tendo mesmo chegado a

VENCEDOR DA VOLTA A PORTUGAL VAI SER RECEBIDO E HOMENAGEAD­O AMANHÃ PELA CÂMARA DE TAVIRA ÚLTIMO DIA DA VOLTA. “ESTAVA MUITO CALMO, SENTIMOS QUE ELE ESTAVA FORTE E MUITO CONCENTRAD­O ” “FOI PARA TRABALHAR, MAS CONSCIENTE DE QUE, SE FOSSE NECESSÁRIO, LÁ ESTARIA. PREPAROU MUITO BEM ESTA VOLTA”

ser federado pelo Ginásio de Tavira e participad­o num torneio em França.

Mas as vicissitud­es da vida levaram-no a regressar à primeira grande paixão, o ciclismo, através do Clube de Ciclismo de Tavira, onde se manteve até se transferir para a W52-FC Porto em 2016.

“Sempre o apoiamos nas escolhas que fez, o ciclismo foi a opção dele. Podia ter sido doutor ou engenheiro ou ter outra profissão qualquer, que sempre o iríamos apoiar”, disse-nos, orgulhosa, a mãe. “Mas com uma condição: acabar o 12º ano e tirar uma formação [curso profission­al].” Irene Rodrigues foi sempre

quem nos falou sobre o filho, enquanto o pai, muito emocionado, preferiu ouvir. E houve resposta pronta quando perguntámo­s como definia o vencedor da Volta a Portugal.

“É um miúdo supercalmo, que adora andar de bicicleta e treinar, gosta de sair com os amigos, tem facilidade em fazer amizades, sejam elas com pessoas mais velhas ou mais novas. Em casa, ouve música e vê desporto na televisão, principalm­ente ciclismo, e quando não vê em direto, grava tudo para ver depois.”

Sonhar com a Volta

Sonharam Irene a Álvaro Magalhães com o filho e vencer a prova rainha do ciclismo nacional? “A paixão pelo ciclismo começou cedo, como já disse, e também desde cedo que me disseram: ‘O seu João tem muitas qualidades.’ Mas como percebo pouco, esperei para ver. Quanto a vencer a Volta, estaria a mentir se dissesse que, a partir do momento em que o João começou a ter a evolução que teve, não começamos a sonhar.”

Quando começaram a acreditar na vitória? “Desde a primeira etapa que o João sabia que era mais um dos muitos da equipa que podia vencer, mas sinceramen­te a sua cara, a sua postura, deram-me toda a confiança”, frisou Irene.

E como veriam os pais a possibilid­ade de João Rodrigues ir correr numa equipa estrangeir­a já em 2020? “Ele sente-se bem na W52-FC Porto, mas o que decidir, a decisão que tomar, nós estaremos aqui sempre para o apoiar. Ele venceu a Volta a Portugal, mas continua a ter sonhos. Mas desses sonhos só ele pode falar.”

Finalmente em casa

Depois dos compromiss­os no Porto, João Rodrigues estará amanhã finalmente em casa. Mas ainda será alvo de outras homenagens, agora por parte da Câmara Municipal de Tavira, cerimónia que acontece amanhã da parte da tarde...

 ??  ?? RAÍZES. Álvaro e Irene Rodrigues abriram-nos as portas da pequena localidade algarvia, agora mais conhecida por força da vitória do filho da terra MOMENTOS. Estas são algumas das fotografia­s que os pais de João Rodrigues nos mostraram e que relatam algumas das vivências da infância do vencedor da Volta, bem como a sua já ‘longa’ carreira no ciclismo
RAÍZES. Álvaro e Irene Rodrigues abriram-nos as portas da pequena localidade algarvia, agora mais conhecida por força da vitória do filho da terra MOMENTOS. Estas são algumas das fotografia­s que os pais de João Rodrigues nos mostraram e que relatam algumas das vivências da infância do vencedor da Volta, bem como a sua já ‘longa’ carreira no ciclismo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal