Record (Portugal)

RUI SAI DA LUZ PARA A FEDERAÇÃO

- NORBERTO SANTOS

Ex-olímpico medalhado, no Benfica há 4 anos, deixa a Luz e vai integrar quadros da FPA

Sporting (durante 19 anos), Benfica (quatro anos) e agora a Federação Portuguesa de Atletismo. Foi este o percurso de Rui Silva, o meio-fundista de maior sucesso em Portugal, que agora conhece uma nova carreira, repartindo o trabalho na Federação Portuguesa na secretaria com o terreno, onde continuará a orientar alguns atletas. Esta alteração aconteceu devido a uma série de fatores, uma vez que Rui Silva, agora com 42 anos, tinha mais um ano de contrato com o clube das águias. Mas o Benfica não quis continuar a manter nas suas fileiras técnicas a sua mulher, Susana Silva, técnica regional da Associação de Lisboa, que se ocupava do treino de algumas jovens promessas. Esta decisão já era conhecida há algum tempo, mas como Rui Silva tinha mais um ano de contrato tudo apontava para que o antigo campeão mundial de pista coberta em Lisboa (2001) continuass­e na Luz.

Mas tal não aconteceu. E como na Federação Portuguesa de Atletismo se abriu uma vaga com a saída de Sandra Onofre, que inicialmen­te foi preenchida por Alexandre Costa, a verdade é que o nome de Rui Silva foi logo colocado em cima da mesa. Acabou por prevalecer um acordo que satisfaz todas as partes: Rui Silva juntou-se à sua mulher na saída do Benfica e as águias facilitara­m a saída à Federação Portuguesa de Atletismo, que fica com a sua primeira opção. No Benfica, Rui Silva foi anunciado em novembro de 2016 como resposta à contrataçã­o de Nelson Évora por parte do Sporting, fazendo parte de um grande projeto das águias, que entretanto não se concretizo­u devido a razões pessoais.

RUI SILVA JUNTOU-SE À SUA MULHER NA SAÍDA DO BENFICA E AS ÁGUIAS FACILITARA­M O PROCESSO

Na FPA

O enquadrame­nto do trabalho de Rui Silva no âmbito federativo terá um outro envolvimen­to diferente daquele que tinha no Benfica. Será uma espécie de assessor dos técnicos nacionais, sendo também um elo de ligação e de intermedia­ção com atletas, em reconhecim­ento do seu estatuto ímpar.

Por outro lado, ainda não se sabe se Susana Silva, antiga atleta do Sporting, filha do antigo fundista Carlos Cabral, poderá regressar a Alvalade e ali trabalhar com vista ao futuro.

 ??  ?? NOVO RUMO. Rui Silva estava no Benfica há quatro temporadas
NOVO RUMO. Rui Silva estava no Benfica há quatro temporadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal