Record (Portugal)

AO SABOR DOS JOVENS

- SÉRGIO LOPES

Campeonato que arranca hoje será pautado pelos jovens campeões europeus de sub-20

campeonato 2019/20, que arranca hoje com um Técnico-CDUL, nas Olaias, podia usar o slogan de um popular refrigeran­te que, nos anos 1980, anunciava “o sabor da nova geração”. É que com a renovação que tem ‘varrido’ a Divisão de Honra nos últimos anos, os jovens que fizeram de Portugal tricampeão europeu de sub-20 prometem assumir um papel cada vez mais prepondera­nte.

“É verdade. Muitos já jogavam nos seniores e fruto dessa renovação estão espalhados pelas equipas”, concordou Luís Pissarra, timoneiro dos jovens lobos, lembrando, todavia, que é preciso “enquadrá-los com os mais velhos”: “Alguns clubes fazem-no melhor do que outros, quer com jogadores portuguese­s, quer com estrangeir­os. Existe imensa qualidade nestas três gerações.” Juventude à parte, o principal escalão do râguebi português volta a mudar de modelo competitiv­o, pelo que as equipas estão, para já, focadas em garantir um dos primeiros dois lugares nos seus grupos e o apuramento para a Fase Final.

A tal renovação também baralha as contas do favoritism­o mas, para já, duas equipas parecem estar ‘à frente’… “O Belenenses está forte, como provou na Supertaça, com uma equipa estável. O CDUL foi a equipa que ‘abanou’ mais o mercado e há uma grande expectativ­a para ver onde pode chegar”, analisou o campeão nacional em 2007, por Agronomia. ÚLTIMOS CAMPEÕES MAIS TITULADOS

A Divisão de Honra volta esta época ao figurino de 12 equipas (mais quatro do que na época passada), sendo que, na prática, os 12 conjuntos vão dividir-se em dois ‘escalões’ até ao final de novembro. As equipas foram distribuíd­as em três grupos de quatro, definidos em ‘serpentina’ em função das classifica­ções da época passada, sendo que os dois primeiros de cada grupo vão, na fase final, discutir o título e os dois últimos vão discutir a despromoçã­o. No ‘Grupo Título’, os primeiros quatro classifica­dos apuram-se para as meias-finais, disputadas a uma mão no terreno do conjunto mais bem classifica­do. Os vencedores disputarão a final em campo neutro. No ‘Grupo Despromoçã­o’, o último desce diretament­e ao 2º escalão e o penúltimo disputa um playoff com o 2º do escalão inferior.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal