Record (Portugal)

LUÍS CASTRO AJUDA FERNANDO SANTOS

Técnico do Shakhtar Donetsk, equipa que mais jogadores cede à Ucrânia, prevê “batalha forte”

- PEDRO PONTE

SELEÇÃO JÁ ESTÁ NA UCRÂNIA

O duelo de amanhã entre Ucrânia e Portugal terá um espectador bem conhecido dos portuguese­s na tribuna do Estádio Olímpico de Kiev. Luís Castro, treinador do Shakhtar Donetsk – clube que mais alimenta a seleção ucraniana –, vai assistir ao jogo decisivo do GrupoBe,àcon versa com Record, fez uma espécie de antevisão da partida, desvendand­o, ao mesmo tempo, alguns dos segredos da equipa que, por agora, lidera a classifica­ção. “A Ucrânia joga um pouco como o Shakhtar Donetsk e isso é normal, uma vez que temos lá muitos jogadores com grande preponderâ­ncia na equipa. É natural que o nosso peso se sinta, mas Shevchenko tem ideias muito próprias e vincadas e sabe tirar partido do grupo que tem em mãos. Mas sim, os nossos jogadores emprestam muita qualidade à seleção ucraniana”, começou por nos dizer o técnico, de 58 anos, que vai ceder nove futebolist­as ao adversário de Portugal: Pyatov, Krivtsov, Matvienko, Bolbat, Kovalenko, Konoplyank­a, Stepanenko, Marlos e Júnior Moraes. Apesar de estar a treinar e a residir na Ucrânia, Luís Castro deixa uma certeza: “Estarei a torcer pelo meu País, mas também quero que os meus jogadores se saiam bem.”

Equilíbrio

Luís Castro antevê “uma batalha forte” em Kiev entre “as duas melhores seleções do grupo”. Por isso, o experiente treinador acredita que o jogo será pautado pelo equilíbrio: “Portugal gosta de ter bola e Fernando Santos é um treinador que privilegia a chegada ao último terço com a equipa muito junta e a defender com um bloco intermédio. Tal e qual como Shevchenko, que também gosta desse tipo de jogo.” Garantindo que Fernando Santos não lhe pediu ajuda para ‘desmontar’ a seleção da Ucrânia, Luís Castro vincou mais uma ideia que até pode contrariar o que muitos portuguese­s pensam. “Não devemos olhar para a

“É NATURAL QUE O NOSSO PESO SE SINTA, MAS SHEVCHENKO TEM IDEIAS MUITO PRÓPRIAS E VINCADAS”, ELOGIA

Ucrânia como uma seleção de segunda linha, até para não sermos surpreendi­dos. A equipa tem jogadores muito bons tecnicamen­te e com uma forte dimensão tática. Já têm muitos jogos de Champions nas pernas e são adultos na forma de encarar o jogo. Psicologic­amente, os ucranianos são fortíssimo­s”, atirou, lembrando que Portugal está “dentro do mesmo padrão”: “Temos uma Seleção dominadora e servida pelo melhor jogador do Mundo. Será um grande jogo, com dois grandes treinadore­s e excelentes futebolist­as.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal