Record (Portugal)

DOBRADINHA VALE 1,6 M€ A LAGE

Lage recebeu 1 milhão de euros pelo 37. Com revalidaçã­o do título e Taça de Portugal bolo ascenderá aos 2,6 milhões

- FILIPE PEDRAS E NUNO MARTINS

RENOVAÇÃO ACELERA APÓS PARTIDA COM O LYON

A vitória no campeonato e na Taça de Portugal esta temporada permitirá a Bruno Lage arrecadar 1,6 milhões de euros brutos em prémios. A conquista do 37 já deu ao treinador setubalens­e 1 milhão; agora, se conseguir o bicampeona­to, receberá um bónus de 1,5 milhões, a que acrescem 100 mil euros, caso os encarnados vençam a prova rainha. Total: 2,6 milhões de euros. Lage, de 43 anos, assumiu o comando técnico do plantel principal do Benfica no início de 2019, tendo renovado contrato em fevereiro, pouco mais de um mês depois de ter saltado da equipa B para o patamar mais alto do futebol encarnado. Viu o salário revisto, passando a receber 500 mil euros líquidos. Além disso, foram incluídos prémios por objetivos, com valores idênticos aos do seu antecessor, Rui Vitória. Ora, em vésperas de estreia na Taça de Portugal 2019/20, diante do Cova da Piedade, Lage pode ver a conta bancária reforçada com um montante igual ao que o treinador ribatejano conseguiu também nos dois primeiros anos na Luz.

Ao que Record apurou, no contrato está estipulado que a dobradinha é premiada com 1,5 milhões de euros. No entanto, como venceu a prova de regularida­de em 2018/19, os valores serão outros, caso junte a Taça de Portugal ao campeonato esta época: 1,5 milhões pela revalidaçã­o do título, mais os ditos 100 mil euros pela competição cuja final terá lugar no Jamor. A despeito de estar em processo de renovação de contrato [ver página ao lado], o nosso jornal sabe que o treinador manterá os prémios. Somente as condições salariais serão revistas, acompanhan­do a subida da cláusula de rescisão. Além do treinador e dos adjuntos, a SAD liderada por Luís Filipe Vieira costuma reservar um ‘bolo’ para os futebolist­as, embora alguns tenham estipulado nos respetivos contratos prémios por objetivos.

Final à vista

Além da questão financeira, há ainda a vertente desportiva e o atrativo de dar às águias a 12ª dobradinha da sua história, igualando um feito apenas conseguido por nove treinadore­s (o brasileiro Otto Glória alcançou-o por três vezes). Nessa lista, há somente dois nomes portuguese­s: Rui Vitória e Jorge Jesus, precisamen­te os antecessor­es de Lage ao leme da formação principal do Benfica.

Uma vez que arrancou a temporada conquistan­do a Supertaça, se alcançar a dobradinha igualará o desempenho do atual treinador do Al Nassr, em 2016/17, e do húngaro Lajos Baroti, em 1980/81. Já o amadorense, agora à frente do Flamengo, juntou a Taça da Liga às outras duas provas.

Na época passada, Lage falhou a presença na final da Taça de Portugal por causa do golo sofrido em casa: 2-1 na Luz, 0-1 em Alvalade. Quando se realizou a 2ª mão, o campeonato estava na reta final e a prioridade era a conquista do 37º título de campeão. “A Taça é um troféu lindo, há jogadores que já lá passaram, mas o maior sonho de todos é o campeonato. No domingo temos mais uma final e é para esse jogo que vamos apontar a nossa atenção”, afirmou, depois da derrota no reduto do Sporting. Em 2018/19, Lage entrou na Taça de Portugal já durante a viagem (triunfo em Guimarães, por 1-0, em partida dos quartos-de-final). Desta vez, entra na estação de partida, frente a um adversário e num estádio onde na temporada alcançou empate a zero, ao leme da equipa B dos encarnados. Um coisa é certa: como vincou depois da derrota em Alvalade, ganhar apenas a Taça não salvará a época, daí que a fasquia seja mais alta.

SETUBALENS­E TEM O ATRATIVO DE SE TORNAR O DÉCIMO TREINADOR DOS ENCARNADOS A GANHAR AS DUAS PROVAS

 ??  ??
 ??  ?? FASQUIA ALTA. Em abril passado, após a eliminação, Lage frisou que ganhar apenas a Taça de Portugal não salva a temporada
FASQUIA ALTA. Em abril passado, após a eliminação, Lage frisou que ganhar apenas a Taça de Portugal não salva a temporada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal