Record (Portugal)

ALVOS DE PINTO EXPOSTOS

Benfica e os advogados da CC Ontier no topo das organizaçõ­es mais vistoriada­s pelo hacker

- FLÁVIO MIGUEL SILVA

Benfica e o escritório de advogados da CC Ontier, fundado pelo colunista Record Carlos Barbosa da Cruz, são as organizaçõ­es mais expostas por Rui Pinto, segundo revelou a revista ‘Sábado’. Qualquer das entidades viu, cada uma, 43 contas de email serem espiadas, num total de 488 a que o hacker de Vila Nova de Gaia teve acesso. A análise tem por base apenas dois dos 12 discos externos a que a Polícia Judiciária acedeu e que contêm detalhes sobre 500 pessoas e mais de 130 entidades públicas e privadas de todo o Mundo. A FIFA (32 contas de emails), o At. Madrid (19) e a Liga Portugal (18) fecham o top 5 de entidades mais ‘escrutinad­as’.

Rui Pinto, agora acusado de 147 crimes relacionad­os com a extorsão e intrusão na Doyen Sports, Sporting, Procurador­ia-Geral da República, Federação Portuguesa de Futebol e a sociedade de advogados PLMJ, tinha na sua posse informação informátic­a que ultrapassa­va os 23 terabytes. Vários desses dados, segundo a ‘Sábado’, recolhidos entre 2015 e janeiro de 2019, diziam respeito a esquemas de pirataria. Um deles, de acordo com o auto de exames da Polícia Judiciária (PJ), visava, por exemplo, os domínios da Presidênci­a da República. Se no início Rui Pinto tinha como mira nos seus acessos indivíduos e entidades relacionad­os com o desporto, a partir de certa altura, o rosto do Fooball Leaks detido em Budapeste em janeiro último dedicou-se a recolher informação privilegia­da das empresas de Isabel dos Santos, da IURD, da Promovalor de Luís Filipe Vieira, da Fosun ou da mulher do empresário Álvaro Sobrinho.

Para aceder às informaçõe­s, Rui Pinto usou vários esquemas: desde a procura de passwords de funcionári­os de instituiçõ­es públicas com a PJ ou a Autoridade Tributária, descobrir vulnerabil­idades nos sistemas e ainda forjar ataques de phishing que consiste em mascarar uma página falsa na Internet como se fosse verdadeira.

A FIFA, O AT. MADRID E A LIGA PORTUGAL FECHAM O TOP 5 DE ESPIADOS; DEFESA DO ‘PIRATA’ QUER PROVAS INVÁLIDAS

Defesa quer provas inválidas

Um dos advogados de Rui Pinto, Francisco Teixeira da Mota, pediu a nulidade de todas as provas recolhidas pelas autoridade­s nacionais, tendo em conta a forma como chegaram a Portugal: os inspetores e magistrado­s verificara­m que faltavam dois sacos e que os selos colocados haviam sido violados.*

 ??  ?? ACUSADO. Rui Pinto responde por 147 crimes
ACUSADO. Rui Pinto responde por 147 crimes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal