Record (Portugal)

“Faço questão que os jogadores saibam o onze do Coimbrões”

CONCEIÇÃO Ã QUER RESPEITO

- JOSÉ MIGUEL MACHADO

“FAÇO QUESTÃO QUE OS MEUS JOGADORES SAIBAM O ONZE DO COIMBRÕES TÃO BEM COMO EU. É UM SINAL DE RESPEITO”

“TEMOS DE FAZER O NOSSO JOGO E LIMITAR AO MÁXIMO AQUILO QUE É A MOTIVAÇÃO DO NOSSO ADVERSÁRIO”

“O DESAFIO É FAZER MELHOR DO QUE NO ANO PASSADO E DO QUE HÁ DOIS ANOS: TENTAR CHEGAR À FINAL E GANHAR”

Sérgio Conceição é técnico do FC Porto há pouco mais de dois anos e, desde que chegou, entrou sempre a vencer na Taça de Portugal. E fê-lo com o mesmo resultado: 6-0 ao Lusitano de Évora em 2017/18 e 6-0 ao Vila Real na época passada. Dois rivais modestos, dois triunfos expressivo­s e duas demonstraç­ões de que não há facilitism­os no Dragão. Uma receita para repetir ao final desta tarde, no duelo com o Coimbrões. “O respeito pelo adversário e pelas pessoas é fundamenta­l nas nossas vidas. Quem não funcionar dessa forma, depois tem surpresas desagradáv­eis. É fundamenta­l e faço questão que os jogadores saibam disso, que saibam o onze do Coimbrões tão bem como eu. Isso, por si só, mostra o respeito que temos pelo adversário e esse respeito é o primeiro passo para se poder ganhar este jogo”, considerou Sérgio Conceição, frisando que as diferenças de antigament­e entre equipas de divisões distintas hoje em dia não são tão visíveis: “Há 20 anos havia grandes diferenças, nos jogadores, nas equipas técnicas... Agora já não há jogos fáceis. Somos o FC Porto e vamos jogar contra o Coimbrões, mas temos de fazer o nosso jogo e limitar ao máximo a motivação e essa galvanizaç­ão que o nosso adversário naturalmen­te terá. É muito mais importante estarmos no máximo a nível emocional do que propriamen­te a forma como vamos jogar. Além disso, é preciso conhecimen­to do adversário, principalm­ente das individual­idades pois a estratégia só ficamos a saber no jogo. Temos que entrar para ganhar e para ganhar temos de estar no nosso máximo a todos os níveis.”

Da surpresa ao desafio

O FC Porto vai defrontar uma equipa do Campeonato de Portugal, isto depois de já se ter assistido nesta eliminatór­ia ao Alverca a tombar o gigante Sporting. Um aviso que surpreende­u Conceição? Nem por isso... “Quem é conhecedor do futebol, e eu sigo todos os campeonato­s em Portugal, desde a 2ª Liga aos Distritais, sabe o valor do Alverca, do Coimbrões, do Sp. Espinho ou do Lourosa, por exemplo. É natural que, se não estivermos igualmente motivados, se não estivermos em termos emocional no top, podemos ter dificuldad­es. Vimos isso no jogo do Sporting, fala-se mais dos erros do Sporting, mas eu prefiro realçar do grande trabalho dos jogadores do Alverca e da sua equipa técnica para conseguire­m ganhar o jogo”, explicou o treinador, que, para evitar um dissabor como o sofrido pelos leões assegura que será o melhor onze a ser lançado esta tarde no Estádio Jorge Sampaio: “Temos de ver os minutos que os jogadores jogaram nas seleções, as viagens que tiveram, etc. Não gosto de falar de rotativida­de, gosto sim da preparação para o jogo, pois vamos escolher o onze que dê mais garantias em termos físicos, consoante a estratégia definida. Nunca pensamos em dois jogos de uma vez.”

A Taça de Portugal não tem sido sinónimo de felicidade para Sérgio Conceição, que viu o FC Porto perder nas meias-finais há dois anos e na final em 2018/19. “O desafio é fazer melhor do que no ano passado e, já agora, do que há dois anos. Vamos tentar chegar à final e ganhá-la. Para chegar a esse objetivo, é importante e necessário ganhar ao Coimbrões”, avisou o treinador.

 ??  ?? BARÓ ESTÁ PRONTOONTO
BARÓ ESTÁ PRONTOONTO
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal