Record (Portugal)

NÉLSON SEMEDO ALVO DE RACISMO

- PEDRO GONÇALO PINTO

Jornalista brasileiro denunciou cânticos dos adeptos do Slavia no jogo da Champions

racismo tem sido tema dominante por vários casos que vão marcando negativame­nte o futebol e esse flagelo voltou a atacar. Agora foi a vez de Nélson Semedo ser alvo de insultos racistas durante a vitória do Barcelona (2-1) no Eden Arena, casa do Slavia Praga. O caso foi denunciado pelo jornalista brasileiro Marcelo Bechler, correspond­ente internacio­nal do ‘Esporte Interativo’ que estava nas bancadas do estádio em Praga, a capital da República Checa. “Estou atrás da baliza defendida pelo Slavia Praga. A torcida faz sons de macaco quando Semedo ataca”, partilhou o jornalista através do Twitter, levando logo a muitas manifestaç­ões de solidaried­ade com o internacio­nal português, bem como de fúria pela atitude dos adeptos da equipa que lidera o campeonato checo.

O ‘tweet’ foi logo amplamente partilhado, o que gerou falatório imediato. Ainda assim, o caso não teve o mesmo impacto em Espanha – até ao final da noite de ontem apenas o ‘Mundo Deportivo’ tinha mencionado a situação –, previsivel­mente pelo facto de nenhum dos jogadores do Barcelona, nem

“A TORCIDA FAZ SONS DE MACACO QUANDO SEMEDO ATACA”, PARTILHOU MARCELO BECHLER NO TWITTER

mesmo o treinador Ernesto Valverde, terem comentado o caso após o final da partida. Resta saber se foram sequer questionad­os.

Processo à vista

Consideran­do pelo menos as suspeitas lançadas por Marcelo Bechler, o mais normal neste tipo de casos é que a UEFA dê o pontapé de saída a um processo de inquérito para averiguar o que se passou. Ao que tudo indica, estes cânticos e insultos dos adeptos checos não deverão constar no relatório do árbitro, uma vez que, se o próprio tomasse conhecimen­to na altura dos acontecime­ntos, poderia interrompe­r o encontro. Foi isso mesmo que aconteceu no Bulgária-Inglaterra, com o jogo a ser travado momentanea­mente.

 ??  ?? FOCO. Internacio­nal português foi vítima em Praga
FOCO. Internacio­nal português foi vítima em Praga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal